Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa tarde!
Como faço para desconsiderar os finais de semana e feriados de um gráfico de linhas?
Tenho este gráfico, no caso preciso retirar os dias 2 e 9, mesmo que eles tenham venda, gostaria de não mostra-los.
É possível?
pablolabbe me ajuda aí! abração!
Oi Matheus,
Isso pode ser feito com set analysis e um campo flag que indique que aquele dia é fim de semana ou não.
Para criar o campo flag usa a função weekday()
Então você pode cria um campo flag que indica se a data é dia util dentro do script de carga como no exemplo abaixo:
if (not match(weekday(campo_data),'Sáb','Dom'),1,0) as Dia_Util
e na expressão usa set analysis com modificador de campo para filtrar o campo Flag de Dia Util
sum( {<Dia_Util = {1}>} Campo_Valor)
Abraço,
Pablo
Oi Matheus,
Isso pode ser feito com set analysis e um campo flag que indique que aquele dia é fim de semana ou não.
Para criar o campo flag usa a função weekday()
Então você pode cria um campo flag que indica se a data é dia util dentro do script de carga como no exemplo abaixo:
if (not match(weekday(campo_data),'Sáb','Dom'),1,0) as Dia_Util
e na expressão usa set analysis com modificador de campo para filtrar o campo Flag de Dia Util
sum( {<Dia_Util = {1}>} Campo_Valor)
Abraço,
Pablo
Contribuindo...
Apliquei no Qlik Sense da seguinte maneira:
If(Match(WeekDay(campo_data),'sáb','dom')=0,1,0) as Dia_Util
**IMPORTANTE**
A função Match é sensível a maiúscula/minúscula (case sensitive).
Fernando
Contribuindo,
também é possível colocar esta expressão como dimensão no gráfico e usar uma soma normal na medida:
=If(Match(WeekDay(data),'Sáb','Dom')=0,date(data, 'dd') &'-'&WeekDay(data), null())
Obrigado Pablo!
Abraço!
Obrigado!
Ótimo! Utilizei essa solução!
Obrigado!
Matheus,
Não esqueça de marcar a resposta como certa, para facilitar em ouras busca.
obrigado.
Não esqueça de marcar a resposta como correta e assim fecharmos o tópico.
Na dúvida de como fazer isso veja o item 2.3 do Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas