Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jamirjunior
Creator
Creator

Como modelar

Olá pessoal !

Tenho um modelo de dados (abaixo)

Se ler no qlik todas as tabelas separadamente ele vai associá-las pelo nome das colunas (sei que tenho que tratar as circulares).

Em alguns casos é interessante juntar duas tabelas, já no load!

Queria saber quando? porque? qual situação? devo juntar tabelas.

As melhores práticas indicam que um modelo estrela é o melhor. Mas o tabelão é muito utilizado. Geralmente uso um misto dos dois, se tivesse uma regra, um procedimento, cheklist, sei lá! algo orientar, já agradeço!

modelagem.jpg

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Existem certos padrões a serem realizados, mas a fundo você sempre precisará testar. Essa é a palavra mágica.

O melhor modelo também depende de tempo. Você tem tempo para testar? Nem sempre.... Eu sempre busco a modelagem estrela, ela nunca me deixa na mão.

Segue em anexo alguns documentos com "bê a bá" de melhores práticas.

View solution in original post

6 Replies
Thiago_Justen_
MVP
MVP

Jamir,

Eis um documento interessante acerca do teu questionamento:

http://help.qlik.com/pt-BR/sense/1.1/pdf/Carregando%20e%20modelando%20dados.pdf

Na seção (ou capítulo) 8 você encontrará boas práticas de modelagem.

Nesse link há um gráfico que descreve a experiência do usuário nas diferentes modelagens no qlikview:

Modelagem de dados eficiência | Qlik Community

Sou novato no assunto, mas creio que não há bem uma "receita" a seguir, uma vez que em alguns casos precisamos nos dispor a trabalhar com modelo floco de neves, por exemplo.

Abs e sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Thiago_Justen_
MVP
MVP

Compartilho da opinião do nicolett.yuri sobre esse respeito:

Capturar.PNG

Farol BI
Clever_Anjos
Support
Support

Faça de 2 ou mais maneiras diferenças e compare os parâmetros de Memória x CPU x Tempo de Recarga x Tempo de Cálculo dos Objetos

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Jamir,

teve um post que respondi isto colocando uma imagem antiga......e o HIC respondeu desta forma....

Caixa de Entrada - furtado@tecnoflex.com.br - Outlook---2018-01-04 19_56_45.png

Na opinião muito robusta dele (quase indiscutível), depende da quantidade de registros que tem nos hops.....então na realidade,        Usar ou não o CONCATENATE???

Apresentacao Completo.pptx - PowerPoint---2018-01-04 20_01_15.png

Então, se eu tiver um snowflake com muitos registros em cada hop, pode não se tornar tao performático....mas quanto menos do que o star ou big fato?   Como o cleveranjos‌ colocou, fazer e testar.  Mas a meu ver tem outros pontos tão importantes quanto a modelagem.....

Vamos supor que você fez a modelagem "perfeita" mas as datas são datetime, mesmo que não use a hora e coloque o formato para apresentar como DD/MM/YYYY (muda como apresenta mas não como armazena), campos compostos (concatenados) usados como chaves sem o autonumber por exemplo,muitos aggr ou if nas expressões entre outros podem ANULAR a boa modelagem..

Então, modelagem a meu ver seria apenas uma das partes necessárias par ter uma boa aplicação (em questão de performance e uso dos recursos da maquina).

furtado@farolbi.com.br
nicolett_yuri
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Existem certos padrões a serem realizados, mas a fundo você sempre precisará testar. Essa é a palavra mágica.

O melhor modelo também depende de tempo. Você tem tempo para testar? Nem sempre.... Eu sempre busco a modelagem estrela, ela nunca me deixa na mão.

Segue em anexo alguns documentos com "bê a bá" de melhores práticas.

Thiago_Justen_
MVP
MVP

Jamir,

Alguma das respostas acima esclarece sua dúvida?

Se sim,  não deixe de fechar a thread.

Abs e Sucesso!

Farol BI