Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia Pessoal:
Tenho uma série histórica com registros de pedidos de 3 anos e que preciso trazer evolução ao longo desses anos numa única expressão, tendo como dimensão o ANO.
Inseri a seguinte fórmula:
=(Sum({$<DT_PEDIDO={'$(=AddYears(Max(DT_PEDIDO),-1))'} >} (VLR_PRECO_VENDA_TOTAL) )
/
Sum(VLR_PRECO_VENDA_TOTAL) )*$(vMoeda)
Utilizo o Max para pegar a maior data de pedido de cada um dos anos, porém não esta trazendo o resultado esperado. Onde estou errando nessa expressão?
Valeu pessoal
Renato,
Se você está montando uma tabela por exemplo, cuja dimensão seria ano eu não vejo por que usar o AddYears...
Veja o que eu fiz nesse exemplo:
Dimensão: Ano
Faturamento Bruto: sum([Valor Total])
Variação Anual:
Sum([Valor Total])
/
above(Sum(Valor Total]))-1
Olá Thiago bom dia
Obrigado pela resposta. Na verdade tenho duas dimensões que é ANO e COMMODITY e quando fiz o cálculo utilizando o a função Above o resultado não veio como esperado.
Por isso utilizei a expressão anterior, como base num exemplo que recebi e também não obtive sucesso, tinham me falado para utilizar AddMonths que também não rolou.
Alguma outra ideia.
valeu
Renato,
Nesse caso sua dimensão ANO está pivotada. Sendo assim, sugiro o uso do before ao invés do Above.
Sum([Valor Total])
/
before(Sum(Valor Total]))-1
Se eu usar before quando selecionar o filtro de ano os dados não serão exibidos, então essa fórmula não serve para os gráficos dessa aplicação.
Ainda não achei uma solução que resolva por completo.