Skip to main content
Announcements
SYSTEM MAINTENANCE: Thurs., Sept. 19, 1 AM ET, Platform will be unavailable for approx. 60 minutes.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
karen_vitorio
Contributor
Contributor

Criar histórico com a "visão do dia"

Pessoal, boa tarde!

Estou fazendo uma análise de "ordens abertas" e determinado período, porém com a visão daquele dia (passado). Por exemplo, tenho em Janeiro/2018 quantas Ordens de Serviço eu tinha aberta?

Possuo duas datas para analise, data de abertura da ordem e data de encerramento. A regra é simples: "Quantidade de ordens com data fechamento < determinado período (dimensão)"

A data que estou levando para dimensão do gráfico é a data de criação da ordem, analisando como "o dia que estou vendo".

Já tentei várias regras, tanto no script quanto no objeto, mas não estou conseguindo finalizar a minha lógica.

Preciso contar quantas ordens ficaram abertas em janeiro, até o dia 31 de janeiro, quantas ordens ficaram em aberto até o dia 28 de fevereiro, e assim todos o meses. Lembrando que uma ordem pode levar meses para ser encerrada, então ele deve se considerada em todos os meses que ela estiver em aberto.

Não sei se consegui detalhar o suficiente.

6 Replies
PabloTrevisan
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Olá Karen, passei por algo parecido recentemene..
A solução que eu encontrei foi 'congelar' dia a dia, ou seja, eu crio 1 arquivo .qvd para cada dia, assim você garante que tem o histórico...

Para fazer isso você vai ter que criar uma variável que armazene o dia atual...
A extração voce continua fazendo normal, porém na sua transformação voce cria um script assim:

*Levando em consideração que você vai carregar dia de ontem D-1:

LET vDatagravação = today(1)-1;

LET vDataCongelamento = date('$(vDatagravação)','YYYYMMDD');

Suatabela:

Load

seus campos1,

seus campos2,

'DATA ABERTURA',

'DATA FECHAMENTO',

status

From seucaminho

where 'DATA ABERTURA' = '$vDatagravação';

Store Suatabela into [seucaminho_$(vDataCongelamento).qvd] (qvd);

algo do tipo .. teria que pegar estas idéias e jogar no teu código....

karen_vitorio
Contributor
Contributor
Author

Pablo, boa tarde!

Dessa forma eu crio o histórico de hoje para frente, provavelmente vou precisar fazer um "for" para criar um histórico passado.

Obrigada pela dica, acho que consigo seguir a partir da logica .

Anonymous
Not applicable

Karen,

Por mais que você esteja utilizando a data da criação da ordem para montar o gráfico você tem que fazer o Set Analysis com base na data de fechamento, por exemplo,

data abertura: 15/01/2018

data fechamento 15/03/2018

Se eu filtrar data como 28/2/2018 tenho que analisar da seguinte forma

data filtro > data fechamento, se sim FECHADO

se não ABERTO

Se não consegui ser claro, eu monto um exemplo aqui para você...

Anonymous
Not applicable

Karen,

Veja se a solução estaria mais ou menos de acordo com o que você quer

Estou mandando o QVW para ver se é o que precisa.

karen_vitorio
Contributor
Contributor
Author

Daniel,

Muito obrigada pela dica. Tentei algumas lógicas semelhante porém acho que para esse caso a regra deverá ser tratada no script.


A quantidade de ordens não é acumulativo, um dia eu posso ter 20 abertas, no dia seguinte pode ser 15 abertas... E eu preciso apresentar isso em um gráfico com uma data na dimensão (seria a data daquele dia de análise, tudo que data de abertura < data de fechamento ou data de fechamento = null()). Analisando a data na dimensão e ver quantas ordens eu estava em aberto naquele dia.

PabloTrevisan
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Sim Karen, ai se você possui dados antigos você tem que preservar este .qvd ... seria uma alternativa....

na sua carga final concatena tudo ...

Como eu falei, não coloquei um código todo estruturado, minha intensão foi te trazer a possibilidade de fazer isso incremental dia a dia.