Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia!!
Como posso tratar para que o "Above()" considere a dimensão anterior ao filtro selecionado?
Ex.: Para calcular o Turnover, que determina a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo da empresa, utilizo a seguinte fórmula:
A quantidade de funcionários é da referência anterior. Ou seja, se estamos no mês de Jan/2015, o efetivo considerado para cálculo é o de Dez/2014. Quando faço a seleção do ano 2015, no mês Jan/2015 eu queria que a função Above() pegasse o valor do mês Dez/2014 para apresentar o cálculo corretamente, mas o mesmo não ocorre.
Atualmente, quando utilizo o Above(), para ter acesso ao valor do mês Jan/2015, preciso que o mês Dez/2014 seja exibido, como pode ser visto no print abaixo.
A fórmula que estou utilizando na expressão é
=((Sum(Admissao_Contador) + Sum(Rescisao_Contador)) / 2) / Above(Sum(Funciona_Contador))
Alguma dica de como posso fazer com que a expressão considere a referência anterior, mesmo ela não fazendo parte do filtro feito?
Joffre, você pode resolver esse caso com duas possíveis soluções:
Veja um exemplo com AsOf: Calculando acumulados com tabelas "AsOf"
Veja um exemplo no script: Criação do campo Acumulado via Script
Existe uma terceira com a utilização de Set Analysis, vou procurar um exemplo, caso não encontre montarei um
Joffre,
poderias criar um campo / tabela com esta informacao
ex:
concatenate (Movimentacao)
LOAD
Funcionario,
addmonths(Periodo,1) as Periodo,
Funcionario_Contador as Funcionario_Contador_Mes_Anterior
Resident Movimentacao ;
Assim, a quantidade de Dez/2014 com mais 1 mes sera Jan/2015. Bastaria somar o Funcionario_Contador_Mes_Anterior para ter a quantidade do mes anterior.
Claro que ainda poderias usar o Set analysis.
Um exemplo que tenho em um modelo de RH
Variavel vUltimoMes
=date(AddMonths(makedate(max(Calendario_Ano_Ref),max(Calendario_Mes_Ref)),-1))
Expressao (somente tem os ativos do mes anterior.....faltaria o resto da expressao......)
=count({<Calendario_Periodo={'$(=vUltimoMes)'}>} distinct Folha_Qtde)
Olá, já conseguiu resolver? Se sim, por favor marque uma das respostas como "Correta" para fechar o tópico e ajudar a manter a comunidade organizada.
https://community.qlik.com/groups/qlikview-brasil/blog/2016/05/10/como-obter-ajuda