Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Eu tenho algumas dúvidas em relação ao texto do Qlik View. Gostaria de saber se é possível.
01 - Ao inserir um objeto de texto por ex: Qlik View, qual função eu uso para tirar o espaço por ex : QlikView
02 - Qual função eu uso para que um texto fique apenas com as primeiras letra em maiúsculo por ex: Qlik View
03 Como eu deixo apenas os 10 primeiros Caracteres da frase Ex : (Qlik é legal) ik é legal
04 Como eu deixo apenas os 10 últimos Caracteres da frase Ex: (Qlik é legal) Qlik é leg
05 - Substituir letras em uma frase, o i por y na frase: Olá amigos por Olá Amygos .
06 Como pegar por ex : Juliano Alves Mourinho, pegar apenas o primeiro e o ultimo nome : Juliano Mourinho
Algumas eu eu achei como:
Se eu quiser deixar me texto todo maiúsculo eu uso o =upper e se eu quiser contar os caracteres de uma frase eu uso o =len.
Thiago,
Vamos lá:
01 - Ao inserir um objeto de texto por ex: Qlik View, qual função eu uso para tirar o espaço por ex : QlikView
R: Pode usar o Trim(texto) por exemplo. Ou ainda PurgeChar(texto,chr(32)).
02 - Qual função eu uso para que um texto fique apenas com as primeiras letra em maiúsculo por ex: Qlik View
R: Capitalize(texto). Isso deixará a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Se quiser apenas a primeira de uma sequência de string pode usar Capitalize(Left(text,1))
03 Como eu deixo apenas os 10 primeiros Caracteres da frase Ex : (Qlik é legal) ik é legal
R: Left(texto,10) deixa os 10 primeiros. No teu exemplo acho que você quis dizer os 10 últimos, daí use Right(texto,10)
04 Como eu deixo apenas os 10 últimos Caracteres da frase Ex: (Qlik é legal) Qlik é leg
R: O oposto da questão 3.
05 - Substituir letras em uma frase, o i por y na frase: Olá amigos por Olá Amygos .
R: Replace(texto,'i','y')
06 Como pegar por ex : Juliano Alves Mourinho, pegar apenas o primeiro e o ultimo nome : Juliano Mourinho
R: Primeiro Nome = SubField(texto,chr(32),1)
Último Nome = SubField(texto,chr(32),-1)
Abs e Sucesso!!!
Thiago,
Vamos lá:
R: Pode usar o Trim(texto) por exemplo. Ou ainda PurgeChar(texto,chr(32)).
R: Capitalize(texto). Isso deixará a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Se quiser apenas a primeira de uma sequência de string pode usar Capitalize(Left(text,1))
R: Left(texto,10) deixa os 10 primeiros. No teu exemplo acho que você quis dizer os 10 últimos, daí use Right(texto,10)
R: O oposto da questão 3.
R: Replace(texto,'i','y')
Abs e Sucesso!!!
PS.: Sugiro fortemente a leitura das funções de script e de gráfico no Qlik Help.
Outra indicação que me ajudou muito no começo foram os cursos gratuitos e pagos sobre QlikView na internet.
Cursos QlikView e Qlik Sense (Udemy)
Obrigado Mesmo Thiago Justen !
Só uma dúvida :
é possível juntar as duas funções e pegar o primeiro nome e o ultimo ?
Sim Thiago. Faça assim:
SubField(texto,chr(32),1) & chr(32) & SubField(texto,chr(32),-1)