Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Clever_Anjos
Employee
Employee

Deixe a pizza para o jantar

Qual foi o primeiro gráfico que você fez utilizando o QlikView? Provavelmente foi o onipresente gráfico de pizza (se for mineiro como eu, poderia chamar de gráfico de queijo ).

É um gráfico de fácil entendimento, representando uma visualização que responde a pergunta "qual a participação do produto X perante as vendas"?

Mas responda sinceramente, ele é a melhor maneira de responder essa pergunta?

Vamos analisar o gráfico abaixo que representa a distribuição das vendas de automóveis no Brasil em Junho/2014 (Foram consideradas apenas as marcas que venderam 1.000 ou mais unidades)

pie.png

Olhando-se apenas para o gráfico só conseguimos visualizar imediatamente quem foi a marca de maior venda porque percebemos que o gráfico está ordenado de forma decrescente. É difícil comparar os tamanhos relativos entre Fiat e Volkswagen por exemplo.

Se formos analisar perguntas tipo "Quão maior foi a venda da Fiat em relação à Chevrolet?" poderemos ter uma certa dificuldade em responder de imediato. Isso não é nossa "culpa", o nosso cérebro não é tão bom em comparar ângulos.

Vejamos agora as mesmas informações exibidas em um gráfico de barras.

bar.png

Veja que mesmo ordenado de outra forma (alfabética) identificamos de imediato que a Fiat é a maior e representa mais que o dobro da Ford e que esta representa quase o mesmo valor da Hyundai. Se o gráfico acima for ordenado de forma decrescente ficaria ainda mais clara a comparação entre as marcas.

Além disso vejo mais três pequenos problemas com gráficos de pizza:

Cores demais no gráficos

Somos "obrigados" a trabalhar com várias cores para poder diferenciar as fatias da pizza. Isso polui visualmente nossos dashboards, e na maioria das vezes as cores se tornam arbitrárias. Se quantidade de fatias for muito grande, podemos ter fatias vizinhas com cores semelhantes o que atrapalha em muito a visualização

Valores negativos

Por padrão, QlikView não permite valores negativos em segmento de um gráfico de pizza (Eu sei que o Excel faz isso... ) forçando-nos a 'dar uma marretadinha' no gráfico. Isso gera uma distorção na compreensão do usuário.

negative.pngpie2.png

Compare agora com os mesmos dados dispostos em um gráfico de barras e veja como fica tudo mais claro

bar2.png

Informações adicionais

Não conseguimos adicionar informações de referência a um gráfico de pizza (exceto utilizando-se a opção de texto no gráfico).

Veja no gráfico abaixo que conseguimos informar no gráfico qual o valor médio das vendas e conseguimos visualizar quais marcas superaram as vendas médias.

media.png

O outro lado...

Com certeza seus usuários irão implorar pelas fatias de pizza como se estivessem em uma noite de domingo (Give me pizza... give me pizza...) e você talvez seja forçado a incluir um gráfico desse em sua aplicação.

Neste caso deixe habilitado o recurso de 'fast change' para que eles possam se fartar das pizzas à moda

That´s all folks....

Labels (1)
5 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Excelente Post!

Embora eu esteja na grande parte dos Qlikers que montaram a pizza como primeiro gráfico, eu o já abandonei a muito tempo.

As empresas de hoje estão em um ritmo frenético e quanto mais fácil a interpretação dos dados, melhor para o gestor.

Pizza mesmo somente no jantar mesmo rsrsrsrsr

nilo_pontes
Partner - Creator
Partner - Creator

Fala Clever,

Muito bom o post, Sthepen Few Brasileiro!

Nesses casos eu concordo contigo, é melhor guardá-la para o jantar.

Ainda assim acho que têm certas aplicações em que uma pizza é deliciosa!

No caso de dados booleanos, ou quando determinada categoria é extremamente maior que as demais, acredito ser bem válido utilizá-la. Quanto menos cores e fatias na pizza, melhor ela será saboreada.

Abraços,

Nilo

eduardo_sommer
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Boa noite, Clever

Realmente, o fascínio das pessoas pelo gráfico de pizzas só é comparável ao dos mineiros pelo queijo...

Ótimo post

Eduardo

Anonymous
Not applicable

Muito interessante o Post.

Talvez uma analise que podemos identificar no pizza que no gráfico de barras fica mais difícil é que as três primeiras marcas representam mais que a metade das vendas.

Abs.

nicolett_yuri

Fantástico texto Clever!

Parabéns!!