Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Diagrama (Exemplo):
Obs.: Para QlikView, alterar:
> Confira outras publicações de MARIO SOARES:
Olá, Mario
Tudo bem?
Muito bom o diagrama que você desenvolveu.
Você poderia me explicar o papel da App Model e do QVF Model?
Desde já agradeço pela atenção!
Vanessa Nery Guimarães
Olá Vanessa;
Tudo joia graças a Deus, espero que com você também.
Então... Existem algumas formas de arquitetar ETL para Qlik Sense / QlikView, podemos utilizar os mesmo para desenvolver scripts / algorítimos para montar uma estrutura de DW em arquivos com QVD... Ou até mesmo utilizando ferramentas externas com banco de dados...
Este diagrama apresenta um modelo que é um exemplo com a visão geral para ilustrar o fluxo, como podemos arquitetar uma estrutura de DW com arquivos de dados nativos do Qlik que é o QVD;
Neste modelo, temos quatro fases ... Segue alguns pontos sobre:
Algumas vantagens:
Obs .: Quando o Qlik Sense termina de realizar a carga, a aplicação que está in-memory é armazenado/salvo também, por padrão, na versão Enterprise o arquivo fica armazenado na pasta QlikShare com o nome da ID da aplicação, mas se trata de um arquivo QVF que poderá ser carregada por outra aplicação via carga binária.
Fica inviável para mim destrinchar o "Como" fazer, mas apresentar um exemplo de modelo com a visão geral achei interessante propagar, para que todos saibam que é possível sim fazer ETL com Qlik Sense ou QlikView, eu considero que os códigos de ambos são ~90% iguais... Já trabalhei com outras plataforma de ETL, e vejo como muito produtivo trabalhar com a estrutura de DW com QVD...
ETL: https://help.qlik.com/pt-BR/sense/April2020/Subsystems/Hub/Content/Sense_Hub/LoadData/load-data.htm