Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Exibir as metas dos ultimos 3 meses

Pessoal, estou apanhando pra uma situação que provavelmente alguém já tenha resolvido.

Tenho dois gráficos, um mostrador e um linhas conforme imagem.

Anotação 2019-07-03 164229.png

O mostrador calcula a expressão e exibe o valor do mês atual independente do filtro, ou seja, exibe a meta fixa atual. Já o linhas deve fazer o mesmo calculo e exibir a meta dos ultimos 3 meses (atual-2), também independente do filtro.

Entretanto já sangrei em dois momentos da minha vida pra tentar fazer isso e ainda não consegui fazer isso. Preciso de uma força ai ou terei um derrame de tanto me bater nisso.

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
1 Solution

Accepted Solutions
mbrenzan
Contributor III
Contributor III
Author

Obrigado Danilo, utilizando suas ideias consegui finalizar.

Não pude usar o Max, pois no Gauge, mesmo desvinculando e travando o filtro no SetAnalisys o  "Apresentação > Texto no gráfico" não respeita e fica alterando. Somente o ponteiro do Gauge trava, entretanto ele trava na posição em que eu Desvincular o gráfico, ou seja, se o Max do mês/ano for 07/2019 e eu Desvincular o gráfico quando o Max do filtro for mês 02/2019 ele vai fixar neste mês. Também não dava pra saber se, mesmo desvinculando no mês atual, ele se alteraria quando o mês virasse. O mesmo acontece pro gráfico de linhas.

Para resolver isso substituí o Max do mês/ano pelo Month e Year de Today() e travei os filtros no SetAnalisys "{1<" e deixei os gráficos vinculados.

Dessa forma ficou conforme o anexo, como não fiz o arquivo baseado num real, peço para não atualizarem os dados.

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá

View solution in original post

2 Replies
danilostochi
Creator II
Creator II

Boa noite, creio que deve ter algumas formas de se fazer isso, estarei listando duas que possa lhe atender.

 

//Lista de dados para teste

dados:
LOAD
date(MonthStart(data),'DD/MM/YYYY') as MesAno,

* INLINE [
id, data, valor
1, 01/01/2019, 100
2, 02/01/2019, 51
3, 03/02/2019, 515
4, 03/02/2019, 55
5, 03/03/2019, 500
6, 03/04/2019, 200
7, 03/04/2019, 800
8, 03/05/2019, 200
9, 03/06/2019, 200
];

 

Resultado:

2256.gif

 

set analysis usadas:

Gráfico 01:

Dimensão = MesAno

Expressões = sum({$<MesAno={"$(=max(MesAno))"}>}valor)

                           sum({$<MesAno={"$(=date(AddMonths(max(MesAno),-1)))"}>}valor)

                           sum({$<MesAno={"$(=date(AddMonths(max(MesAno),-2)))"}>}valor)

 

Gráfico 02:

Dimensão = MesAno

Expressões =  sum({1<MesAno={">=$(=AddMonths(date(max(MesAno)),-2))<=$(=date(max(MesAno)))"}>}valor)

 

Para os dois casos marquei a opções: Desvincular

Creio que daria para fazer também do seguinte modo, nos resultados a serem passados pela set analysis  {">=$(=AddMonths(date(max(MesAno)),-2))<=$(=date(max(MesAno)))"} -->criar mais duas set analysis passando valores fixos "1".

 

 

 

 

+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
mbrenzan
Contributor III
Contributor III
Author

Obrigado Danilo, utilizando suas ideias consegui finalizar.

Não pude usar o Max, pois no Gauge, mesmo desvinculando e travando o filtro no SetAnalisys o  "Apresentação > Texto no gráfico" não respeita e fica alterando. Somente o ponteiro do Gauge trava, entretanto ele trava na posição em que eu Desvincular o gráfico, ou seja, se o Max do mês/ano for 07/2019 e eu Desvincular o gráfico quando o Max do filtro for mês 02/2019 ele vai fixar neste mês. Também não dava pra saber se, mesmo desvinculando no mês atual, ele se alteraria quando o mês virasse. O mesmo acontece pro gráfico de linhas.

Para resolver isso substituí o Max do mês/ano pelo Month e Year de Today() e travei os filtros no SetAnalisys "{1<" e deixei os gráficos vinculados.

Dessa forma ficou conforme o anexo, como não fiz o arquivo baseado num real, peço para não atualizarem os dados.

Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá