Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa tarde Senhores,
Sou novo aqui na comunidade e estou com dificuldades em criar uma expressão que faça o seguinte:
Tenho um gráfico de barras que faz a comparação de quantidade por ano, porém, quando seleciono o ano 2018 no filtro e escolho o mês de janeiro, ele exibe a quantidade total de reclamações até 30/01/2018, até ai ok, porém, o gráfico ao lado que representa 2017 exibe até 31/01/2017, preciso criar uma expressão que ao selecionar o ano de 2018 e o mês ele verifique quantos dias tem disponível no ano atual e faça o mesmo para o ano anterior.
Utilizo apenas uma tabela do banco, que contém a coluna ano_ocorrido, mes_ocorrido e dia_ocorrido.
para 2018 uso a expressão abaixo:
Count({$<ano_ocorrido={'$(=Max(ano_ocorrido))'}>} sac_tipoconsumidor)
para 2017:
Count({$<ano_ocorrido={'$(=Max(ano_ocorrido)-1)'}>} sac_tipoconsumidor)
preciso alterar a expressão de 2017 para que ele mostre apenas até os dias disponíveis que tem em 2018.
Em anexo os prints, para melhor entendimento.
Se puderem me auxiliar, agradeço.
Então entendi errado mesmo hehe.
Veja se é isso:
2018 - temos dados de 01/01 a 30/01, logo vou pegar o valor no mesmo período para o ano anterior 01/01/17 a 30/01/17. Seria isso?
Se sim, veja se te ajuda:
Count({$<ano_ocorrido={"=$(=Max(ano_ocorrido)-1)"},mes_ocorrido={"=$(=Max(mes_ocorrido))"},dia_ocorrido={">=$(=Min(dia_ocorrido))<=$(=Max(dia_ocorrido))"}>} sac_tipoconsumidor)
Experimente o seguinte:
para 2018 uso a expressão abaixo:
Count({$<ano_ocorrido={">=$(=Max(ano_ocorrido))"}>} sac_tipoconsumidor)
para 2017:
Count({$<ano_ocorrido={">=$(=Max(ano_ocorrido)-1)<$(=Max(ano_ocorrido))"}>} sac_tipoconsumidor)
Abs e Sucesso!
Obrigado Thiago, porém, não resolveu.
Abs
Acho que entendi mal o que você precisa...vamos lá:
Você quer que ao selecionar 2017 ele faça um acumulado até a data em que há info para 2018? Se sim, acho que isso pode ajudar:
para 2017:
Count({$<ano_ocorrido={">=$(=Max(ano_ocorrido)-1)"}>} sac_tipoconsumidor)
Correto, é isso mesmo que eu preciso. Porém, essa expressão que você apresentou está retornando a soma de 2017 + 2018.
para 2017:
Count({$<ano_ocorrido={">=$(=Max(ano_ocorrido)-1)<$(=Max(ano_ocorrido)"}>} sac_tipoconsumidor)
Então entendi errado mesmo hehe.
Veja se é isso:
2018 - temos dados de 01/01 a 30/01, logo vou pegar o valor no mesmo período para o ano anterior 01/01/17 a 30/01/17. Seria isso?
Se sim, veja se te ajuda:
Count({$<ano_ocorrido={"=$(=Max(ano_ocorrido)-1)"},mes_ocorrido={"=$(=Max(mes_ocorrido))"},dia_ocorrido={">=$(=Min(dia_ocorrido))<=$(=Max(dia_ocorrido))"}>} sac_tipoconsumidor)
Obrigado Leandro, mas preciso que ele exiba sem precisar selecionar o dia no filtro, acredito que deve-se acrescentar o campo dia_ocorrido na expressão, porém não sei como.
Em resumo, ao selecionar 2018 e Janeiro tem que fazer um acumulado até o dia em que há info para 2018.
EX:
2018 > Janeiro > (Tenho no banco carregado info até o dia 30/01/2018) = 289 OCORRÊNCIA
Na barra ao lado ele tem que exibir a quantidade refente a 2017 até o dia 30/01/2017, que seria 540, porém está trazendo até o dia 31/01/2017 que é 551.
Thiago, funcionou, só fiz uma pequena alteração:
Count({$<ano_ocorrido={"$(=Max(ano_ocorrido)-1)"},dia_ocorrido={">=$(=Min(dia_ocorrido))=$(=Max(dia_ocorrido))"}>} sac_tipoconsumidor)
Muito obrigado pela ajuda!!
Abs
Ufa!! Hehe
Já tava ficando chateado de não conseguir te ajudar. Mas que bom que funcionou!
Abs e Sucesso!!