Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá pessoal,
Preciso montar um gráfico para exibir a evolução do percentual de crescimento de um determinado valor, algo parecido com isso:
Ou seja, "Jun 2018" apresenta o % de crescimento em relação à "Jun 2017", e assim por diante.
Consegui resolver o problema trazendo no modelo de dados os valores duplicados para cada mês/ano, ou seja, o mesmo registro aparece nos meses "Jun 2017" e "Jun 2018" (Em anexo uma aplicação de exemplo). Funcionou, mas em aplicações com grandes volumes de dados, não é viável essa duplicação dos dados.
Alguma dica de como calcular esse crescimento de forma mais eficiente?
Jonas,
Estou respondendo pelo celular e portanto não abri seu qvf. Entretanto gostaria de sugerir algo:
(Sum({<Ano={$(=Max(Ano)),Mes}>}Valor)/Sum({<Ano={$(=Max(Ano)-1),Mes}>}Valor))-1
Abs e Sucesso!!
Obrigado pelo retorno Thiago,
Mas essa expressão não atende o que preciso, pois utilizando o Max(Ano) irá apresentar apenas o crescimento no último ano da seleção, e como a dimensão do gráfico é mês/ano, pode ser que a seleção resulte em meses de anos diferentes, por exemplo, quero exibir a evolução do crescimento de Nov/2017 a Abr/2018.
Abs.
Oi amigo, estou com a mesma duvida.
Você conseguiu resolver?
Quero transformar esses valores em gráfico, mas não sei como fazer para somar esse acumulado
Estou usando a seguinte função:
sum(
if(DateType = 'DealCloseDate' and Date <> null(),
if(deal_status = 'Ganho',
deal_value)))
/
(
rangesum(above(
sum(
if(DateType = 'DealCloseDate' and Date <> null(),
if (deal_status = 'Ganho', deal_value))),0,rowno())) -
rangesum(above(
sum(
if(DateType = 'recorrente_churn' and Date <> null(),
if (deal_status = 'Ganho', deal_value))),0,rowno()))
)
respondido no seu post Marcelo
https://community.qlik.com/t5/Brasil/Crescimento-Acumulado/td-p/1817994