Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
flavia_lelot
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Filtros de anos e KPI de totais

Pessoal,

tenho uma tabela com varias colunas como datas (data_1, data_2 e data_3) e outros vários atributos.

Cada um dos KPI deve ser afetado apenas quando selecionado um dos filtros.

Por exemplo, se eu escolher alguma data no filtro data_1, apenas o KPI1, deverá ter seu valor alterado; se eu escolher alguma data no filtro data_2, apenas o KPI2, deverá ter seu valor alterado e assim por diante.

Além disso, antes de qualquer filtro ser selecionado, todos os KPI devem contar como se a maior data tivesse sido selecionada.

Será que deu pra entender?

1 Solution

Accepted Solutions
RENIER85
Contributor II
Contributor II

Neste ultimo caso você não precisa alterar a formula, uma vez que não possui o sinal "$", se estou entendendo você só precista alterar o status herdado conforme já mencionando acima. 

Quando uma expressão  contém um identificador "$" podemos interpretar como: "Todos os registros na seleção atual seguirão as regras da expressão". A grosso modo seria isso. 

Veja se da certo. 

View solution in original post

7 Replies
RENIER85
Contributor II
Contributor II

Oi Flavia, bom dia. 

Para setar os KPI´s de acordo com o filtro, basta você aplicar na opção "Estados alternativos", a opção "Sem filtro" 

Você deve criar uma medida no itens mestres e depois aplicar a opção acima.

RENIER85_0-1588593305911.png

 

 

 

 

 

flavia_lelot
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II
Author

Bom dia @RENIER85 ,

eu devo criar uma variável assim?

VAno:
=if(GetSelectedCount(ano) <> 1, max(ano), ano)

 

RENIER85
Contributor II
Contributor II

Se eu entendi bem você não precisa criar variável, somente aplicar no estado herdado conforme eu mostrei acima.

Coloca o print da tela para ficar mais fácil.  

flavia_lelot
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II
Author

Veja se fica mais claro o que eu preciso a partir da tela.

Coloquei as formulas que estou usando em cada caso, mas não está dando certo, porque quando escolho o filtro Data2, por exemplo, o valor Total Filtro 1 altera também e não deveria. E o mesmo acontece com o filtro Data 1, que altera o valor do Total Filtro 2

RENIER85
Contributor II
Contributor II

Para os KPI que você não gostaria que altera-se o valor quando você selecionar o filtro, retire da formula o valor "$" 

por exemplo na primeira formula ficaria "count({<Data1=,Data2=,Data3=,[atributo1]={'1'}>}[Valor]) 

Mas não esquece alterar o valor "herdado" conforme mencionado nos posts acima. 

 

flavia_lelot
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II
Author

Opa @RENIER85 obrigada!

Entendi, e para aplicar esses filtros de datas também num outro KPI que trás o calculo abaixo, com devo fazer? Não estou sabendo onde colocar..

=(floor((avg(tempo_1)+avg(tempo_2)+avg(tempo_3))/24) & ' dia(s) e ' &
mod(round(avg(tempo_1)+avg(tempo_2)+avg(tempo_3)), 24) & ' hora(s) ')

 

RENIER85
Contributor II
Contributor II

Neste ultimo caso você não precisa alterar a formula, uma vez que não possui o sinal "$", se estou entendendo você só precista alterar o status herdado conforme já mencionando acima. 

Quando uma expressão  contém um identificador "$" podemos interpretar como: "Todos os registros na seleção atual seguirão as regras da expressão". A grosso modo seria isso. 

Veja se da certo.