Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa tarde Pessoal
Gostaria de montar um gráfico de pareto utilizando um grupo hierárquico de ano, mês e dia.
O problema é que o sum(Total(valor)) deveria considerar apenas o valor total da hierarquia selecionada (no caso ano, mês ou dia) e não a soma de toda a base.
Como poderia fazer neste caso?
Obrigado!
Bom, essa expressão não deveria ter problema com filtros
Fiz uma tabela de exemplo aqui para mostrar. Na imagem 1 você pode ver que o valor da soma total está repetindo o valor total para cada código que é minha dimensão e é o mesmo valor que total da soma da segunda coluna, a divisão desses valores retornam a representatividade de cada valor na dimensão, o que eu acredito que seja o que você espera obter.
Na imagem 2 vemos o menos parâmetro, porem com valores menores pois está sendo filtrado o mês de Janeiro.
Agora, pode ser que a maneira que está usando este calculo no gráfico está afetando o resultado, você mencionou hierarquia como está a dimensão que está tentando utilizar? Teste em uma tabela simplificada e veja se o resultado continua o mesmo.
Bom dia, como está a expressão que esta utilizando?
Pode ser que sua expressão esteja travada para não considerar filtros, por isso não mudaria quando você seleciona um período.
Bom dia
Estou utilizando a seguinte fórmula: =sum(C6_VALOR)/sum(all(C6_VALOR))
Precisaria que o filtro de mês e dia também se aplicasse em sum(all(C6_VALOR)) conforme a hierarquia do gráfico selecionada.
Bom, essa expressão não deveria ter problema com filtros
Fiz uma tabela de exemplo aqui para mostrar. Na imagem 1 você pode ver que o valor da soma total está repetindo o valor total para cada código que é minha dimensão e é o mesmo valor que total da soma da segunda coluna, a divisão desses valores retornam a representatividade de cada valor na dimensão, o que eu acredito que seja o que você espera obter.
Na imagem 2 vemos o menos parâmetro, porem com valores menores pois está sendo filtrado o mês de Janeiro.
Agora, pode ser que a maneira que está usando este calculo no gráfico está afetando o resultado, você mencionou hierarquia como está a dimensão que está tentando utilizar? Teste em uma tabela simplificada e veja se o resultado continua o mesmo.
Agora deu certo! O problema estava em utilizar o ALL ao invés de TOTAL
Utilizando o TOTAL como você fez na tabela ele respeita os filtros.
Obrigado!