Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Pessoal, Tenho uma planilha com varios meses de vendas e ano......
Como faço para fazer a média de apenas os ultimos 3 meses na expressão?
Hoje a Minha expressão esta assim(se o imovel é alugado soma a venda:
if( SITUACAO_IMOVEL='Alugado',sum( distinct( VDS_TOTAL))
Estou somando mes a mes, mas agora eu quero que venha apenas uma dimensão com a media dos 03 ultimos meses de venda.
Meu campo do mes se chama MÊS_ANO_VENDA... onde tenho mes e ano (jan/15, fev/15 e assim por diante)
Gerar uma data:
LOAD *, DATE(Date#(mes,'MMM/YY'),'DD/MM/YYYY') AS TESTE Inline [
mes,valor
jan/15,5
fev/15,10
mar/15,20
abr/15,30
]
formula da média últimos 3 meses (com base na ultima data): =Avg({<TESTE={">$(=AddMonths(MAX(TESTE),-3))"} >} valor)
formula da média últimos 3 meses (com base na data de hoje): =Avg({<TESTE={">$(=MonthStart( Today(),-3))"} >} valor)
Boa tarde.
Você vai precisar de um campo de data de verdade para poder fazer os cálculos.
Gerar uma data:
LOAD *, DATE(Date#(mes,'MMM/YY'),'DD/MM/YYYY') AS TESTE Inline [
mes,valor
jan/15,5
fev/15,10
mar/15,20
abr/15,30
]
formula da média últimos 3 meses (com base na ultima data): =Avg({<TESTE={">$(=AddMonths(MAX(TESTE),-3))"} >} valor)
formula da média últimos 3 meses (com base na data de hoje): =Avg({<TESTE={">$(=MonthStart( Today(),-3))"} >} valor)
Como seria?
Se o gráfico que esta trabalhando possui a dimensão do Mês, então a única forma de resolver é através de CalendarioAsOf, veja mais neste post: Calculando acumulados com tabelas "AsOf"
Se no gráfico não possui a dimensão do mês, então você pode resolver através de set analysis como o digao_sds mostrou.
Ok já achei a média de vendas com esta formula na expressão, deu certo pelo exemplo que me deu...
=IF (SITUACAO_IMOVEL='Alugado',Avg({<MES_VD={">$(=AddMonths(MAX(MES_VD),-3))"} >} VDS_TOTAL))
E ficou assim na tabela.
Porem na linha do total tb esta vindo com a média ou seja, esse regional o valor do contrato é de 523.528 mil e a media de vendas esta me trazendo a media do total e não a soma de vendas, fazendo com que dê 281% o que não é correto.
Como faço para somar a média de cada linha no total???
Obrigada
Ok já achei a média de vendas com esta formula na expressão
=IF (SITUACAO_IMOVEL='Alugado',Avg({<MES_VD={">$(=AddMonths(MAX(MES_VD),-3))"} >} VDS_TOTAL))
E ficou assim na tabela.
Porem na linha do total tb esta vindo com a média ou seja, esse regional o valor do contrato é de 523.528 mil e a media de vendas esta me trazendo a media do total e não a soma de vendas, fazendo com que dê 281% o que não é correto.
Como faço para somar a média de cada linha no total???
Obrigada