Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Pessoal, boa tarde.
Preciso de uma ajuda.
Trabalhando com KPIs fiz o seguinte:
Variáveis: vAnoAnterior: =Year(Max([Emissão.autoCalendar.Year]))-1
vAno Atual: =Year(Max([Emissão.autoCalendar.Year]))
Medidas: Vendas Ano Anterior: Sum({< [Emissão.autoCalendar.Year] ={'$(vAnoAnterior)'}>}qcom)
Vendas Ano Atual: Sum({< [Emissão.autoCalendar.Year]={'$(vAnoAtual)'}>}qcom)
Seguindo esse raciocínio gostaria de fazer o mês atual e mês anterior.
Usando somente Set Analysis criei o mês atual, porém sem a Variável ficando assim:
sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(=Month(Today()))'}>}qcom)
Procurei bastante e não consegui achar uma solução.
Creio que seja algo simples, mas ainda não consegui fazer.
Muito obrigado.
Tira a função Num(), creio que seu campo é o que identifica os meses pelo nome ('jan',fev','mar',...) e eu coloquei num(month()) ´para ele retornar o valor apenas (01,02,03,...)
sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(=Month(AddMonths(Today(),-1)))'}>}qcom)
Boa tarde Diego, para subtrair um mês de qualquer mês, você deve usar a função AddMonths(), que, em tese acrescenta meses a qualquer campo mês, mas aí você coloca um valor negativo e ele 'adiciona' negativamente, ou seja, subtrai.
Exemplo:
=Num(Month(AddMonths(Today(),-1)))
Retorna 2, mês passado.
Att,
Tiago, é quase isso.
Porém quero trazer a soma das vendas do mês passado e exibir ela fixa.
Eu consegui fazer para o ano atual e anterior e mês atual conforme meu exemplo acima, porém não consegui realizar para o mês anterior.
Obrigado.
sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(=Num(Month(AddMonths(Today(),-1))))'}>}qcom)
Faz um teste. Acredito que funcionará
Ainda não. Na medida informei exatamente como me mandou
sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(=Num(Month(AddMonths(Today(),-1))))'}>}qcom).
Veja como fiz para o mês atual: Expressão: sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(=Month(Today()))'}>}qcom) funcionou para o atual.
Tira a função Num(), creio que seu campo é o que identifica os meses pelo nome ('jan',fev','mar',...) e eu coloquei num(month()) ´para ele retornar o valor apenas (01,02,03,...)
sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(=Month(AddMonths(Today(),-1)))'}>}qcom)
Tiago, me salvou novamente.
Já fiz também uma variável para facilitar, pois apenas arrasto a medida. Também para fazer comparativos entre períodos fica mais fácil de lidar
Consegui entender melhor a definição do set analysis agora. Em cima do seu exemplo consegui montar a variável também.
Seu exemplo: sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(=Month(AddMonths(Today(),-1)))'}>}qcom)
Minha alteração aplicando a variável:
variável: =Month(AddMonths(Today(),-1))
Expressão: sum({1<[Emissão.autoCalendar.Month]={'$(vMesAnterior)'}>}qcom)
Dessa forma consigo fazer para até quantos meses quiser apenas mundando o -1 para -2,-3,-4... e assim por diante.
Me corrija caso esteja errado.
Exatamente, que bom que funcionou, Diego!
Abraços e não se esqueça de fechar o tópico.
Att,