Preciso obter um total de valores da Última Competência independente se seleciono outra competência.
Por isso, utilizei no lugar de Max(Competência): Max({1}[COMPETÊNCIA]). Assim consegui obter a última competência conforme imagem abaixo:
A fórmula em que quero utilizar está expressa abaixo:
[Mês Competência]={$(=Month(Max({1}[Competência])))}>} Valor)
Obtenho sempre os valores da última competência independente das demais seleções (no meu caso, País):
Porém, quando selecionada uma competência diferente da última, este valor é zerado pois a última competência foi excluída da seleção e não existe interseção entre o que foi selecionado e o que foi definido no conjunto:
Já tentei trocar o "$" para "1", e a fórmula fica:
Sum({1<[Ano Competência]={$(=Year(Max({1}[Competência])))},
[Mês Competência]={$(=Month(Max({1}[Competência])))}>} Valor)
Mas isso gera um resultado indesejado, pois o valor fica sempre fixo, independente das demais dimensões que filtrar.
Alguém saberia me dizer como obter o total de valores obedecendo os filtros aplicados, mas desconsiderando a competência selecionada pegando sempre a última?
Segue, em anexo, QVF de exemplo que utilizei.
Oi Alexandra,
No script de carga, criei uma tabela com um campo chamado [MAIOR COMPETENCIA], como demonstrado abaixo:
[ULTIMA COMPETENCIA]:
LOAD Distinct
DATE(MAX([COMPETENCIA]),'MM/YYYY') AS [MAIOR COMPETENCIA]
Resident [TABELA EXEMPLO];
em seguida montei um item mestre com a fórmula:
SUM ( {1}
IF ([MAIOR COMPETENCIA]=[COMPETENCIA],
IF(ISNULL([DATA DE DESLIGAMENTO]),1,0),0)
)
Alexandra
Dê uma olhada no post do pedroivo, Identificador de expressão Set Analisys esta alterando os valores com os filtros do usuário. Me parece exatamente o mesmo caso.
Bom dia Márcio,
usei usa sugestão, mas não consegui obter o resultado desejado, mas consegui resolver a questão e gostaria de dividir com você.
Fiz o seguinte:
No script de carga, criei uma tabela com um campo chamado [MAIOR COMPETENCIA], como demonstrado abaixo:
[ULTIMA COMPETENCIA]:
LOAD Distinct
SUM ( {1}
)
Pedro, ótimo que tenha funcionado.
Oi Alexandra,
[ULTIMA COMPETENCIA]:
LOAD Distinct
SUM ( {1}
)
Conseguiu resolver seu problema? Marque as respostas como úteis/correta para fechar o tópico e mantermos a comunidade organizada.
Referência (Tópicos 2.3 e 2.4): Manual do usu&amp;aacute;rio | Como criar e gerir minhas perguntas?
Abraço.