Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III

[Qlikview] Qual é o gargalo do meu projeto?

Existe formas de eu descobrir o que está deixando o meu qvw lento!?

Quando abro determinadas abas, o projeto trava e fica cerca de 1 minuto (Sem responder), daí sim ele retorna ao funcionamento.

Queria descobrir o que está causando  isso, sabendo que não possuo tantos dados para tal situação. Algum ancião salvador? *--*

1 Solution

Accepted Solutions
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Acredito que só vai conseguir pegar essa informação por tentativa e erro.
Normalmente o problema está atrelado à qvd's com muitos registros ou set analysis muito complexos nas variáveis.
Acessar essas abas sem filtrar os dados vai realizar o calculo complexo para todos os registros em todos os graficos e aí você tem esse sintoma. Se identificar que o problema está na quantidade de variáveis com calculos complexos, sugiro passar esses calculos para a camada de tratamento e depois se apropriar do valor na aplicação. Se for a quantidade de registros você pode utilizar a opção de "Condição de Calculo" na aba Geral da propriedade dos gráficos.
Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá

View solution in original post

5 Replies
mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Acredito que só vai conseguir pegar essa informação por tentativa e erro.
Normalmente o problema está atrelado à qvd's com muitos registros ou set analysis muito complexos nas variáveis.
Acessar essas abas sem filtrar os dados vai realizar o calculo complexo para todos os registros em todos os graficos e aí você tem esse sintoma. Se identificar que o problema está na quantidade de variáveis com calculos complexos, sugiro passar esses calculos para a camada de tratamento e depois se apropriar do valor na aplicação. Se for a quantidade de registros você pode utilizar a opção de "Condição de Calculo" na aba Geral da propriedade dos gráficos.
Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III
Author

Muito obrigado amigo!

 

Como eu poderia tratar essa condição de Cálculo!?? Nunca utilizei dessa ferramenta!

mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Bom dia Lucas,
O Calculo condicional vai, basicamente, apresentar dados no gráfico ou tabela, se e somente se as condições que você definir forem verdadeiras, exemplo, ter ul filtro de data selecionado. Dessa forma, quando você trocar de abas, em vez de ele carregar todos os registros, ele só vai calcular quando a pessoa selecionar um filtro, limitando os dados. Para implementar o calculo condicional será necessário dar uma estudada sobre como ele funciona e qual seria a melhor maneira de te atender. Aqui tem um artigo que pode te ajudar.
https://smalldata.com.br/dicas-qlikview-utilizando-o-calculo-condicional/
Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá
LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III
Author

Ótimo!!!

Obrigado @mbrenzan, irei debruçar sobre o tema para otimizar o desempenho do meu projeto! Boa semana!

mbrenzan
Contributor III
Contributor III

Tranquilo... acredito que isso já deve amenizar bem seus problemas, mas sugiro verificar também a quantidade de calculos complexos nas variaveis, muito if, muitas contas, e muitas variaveis também acabam aumentando a demora... verifique isso também.
Coordenador de BI - Hospital Santa Casa de Maringá