Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Gostaria de saber qual o significado da palavra "NUVEM" de dados, é algum recurso da versão Server? Utilizo somente a versão personal edition.
Osvalcir,
Quando conheci o Qlikview em 2008, fui apresentado a este conceito de "nuvem de dados" na apresentação comercial para explicar através de uma analogia, como funciona a tecnologia por trás da busca associativa.
Creio que ele foi baseado no hype em torno da "Computação em Nuvem", que começava a fazer barulho naquela época também.
Quanto a analogia, assim como a nuvem é composta pelas partículas de vapor de água em suspensão na atmosfera,
um modelo de dados no Qlikview é composto pelos dados dispersos nas diversas tabelas e colunas "suspensas" em memória.
Outra uso para o conceito de nuvem de dados é quando nos referimos a um QVW que tem somente as tabelas associadas com seus dados e o script de carga, sem layout.
Este QVW é utilizado como fonte de dados para uma ou mais aplicações que tem somente o Layout. A isto também é dado o nome de "QlikMart".
Este conceito é inerente ao Qlikview, tanto faz se é Qlikview Desktop ou Server.
Abraço,
Osvalcir,
Quando conheci o Qlikview em 2008, fui apresentado a este conceito de "nuvem de dados" na apresentação comercial para explicar através de uma analogia, como funciona a tecnologia por trás da busca associativa.
Creio que ele foi baseado no hype em torno da "Computação em Nuvem", que começava a fazer barulho naquela época também.
Quanto a analogia, assim como a nuvem é composta pelas partículas de vapor de água em suspensão na atmosfera,
um modelo de dados no Qlikview é composto pelos dados dispersos nas diversas tabelas e colunas "suspensas" em memória.
Outra uso para o conceito de nuvem de dados é quando nos referimos a um QVW que tem somente as tabelas associadas com seus dados e o script de carga, sem layout.
Este QVW é utilizado como fonte de dados para uma ou mais aplicações que tem somente o Layout. A isto também é dado o nome de "QlikMart".
Este conceito é inerente ao Qlikview, tanto faz se é Qlikview Desktop ou Server.
Abraço,
Conforme o Pablo Labbe explicou, creio que a nomenclatura "Nuvem de Dados" utilizada no QlikView seja apenas um Modismo da época e isso acabou se levando para os dias de hoje. A tal Nuvem de Dados é o famoso "Ctrl + T" ou "Visualizador de Tabelas" que o QlikView apresenta [pelo menos foi o termo que definimos lá em Uberlândia] com o Clever Anjos!
Note que esse "Nuvem de Dados" que utilizamos não tem nenhuma relação com o verdadeiro conceito de nuvem em TI, ok?
Apenas complementando a ótima analogia do Pablo Labbe.
Acredito que o terno "nuvem de dados" foi utilizado no passado devido a quebra do paradigma do cubo pré- calculado utilizado em BI tradicional.
Particularmente, prefiro utilizar "Modelo de Dados Associativo" ou apenas "Modelo Associativo".
Qlikfique-se.
Prezado Pablo,
Creio que o conceito de "nuvem" que me foi apresentado se refere então ao "QlikMart", que seria uma fonte de dados em memoria (de diversas fontes) projetado em um arquivo ".qvw", e esse arquivo fica no servidor(Desktop, ou server) alimentando vários ".qvw" que extraem as informações necessárias para a aplicação e apresentam em um layout.
Creio que toda essa dinâmica seria controlada pela versão Server, é isso?
Sds
Osvalcir Peters
Prezado Yuri,
Quando me falaram em "nuvem" no QlikView tentei fazer uma analogia a nuvem que conhecemos em TI, mais vi que se trata de um conceito extração de dados de diversas fontes e disponibilização destes dados em um "QlikMart" (Arquivo ".qvw") para que diversos aplicativos consumam.
Creio que seja isso, por favor me corrija se tiver erradoPablo Labbe...
Sds
Osvalcir Peters
Isso mesmo Osvalcir.
Recebi alguns novos conceitos da famosa nuvem de dados do QlikView.
Comunidade é isso, aprender cada vez mais!
Tudo que se falou aqui está correto.
São diversas interpretações para o mesmo tema, mas no fundo o que temos é um modelo de dados associativo em memória. Que pode estar em um qvw como o Qlikmart ou na Aplicação acessada pelos usuários.
Segundo a Qlik, o modelo associativo é a "formula secreta". No Sense acho que foi rebatizada para Associative Index Engine se não me engano.