Skip to main content
Announcements
Accelerate Your Success: Fuel your data and AI journey with the right services, delivered by our experts. Learn More
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigo_rocha
Creator
Creator

Relacionamento entre Tabelas!!

Olá pessoal!!

Estou fazendo um Dash Board no qual eu preciso ver a porcentagem de refugo por motoristas e ajudantes. Por motorista foi tranquilo o problema agora é o ajudante pois para cada Mapa (rota de entrega) pode ser que tenha 2 ajudantes, ou seja, existe dois campos de ajudantes na base conforme a imagem abaixo:

image.png

Eu ligo esses códigos com outra base para obter os nomes dos mesmos, porém como tem Mapa que possui 2 ajudantes não consigo fazer a ligação pois o nome do campo não pode se repetir (para fazer a ligação eu nomeio os campos que possuem o código com o mesmo nome em cada base).

eu preciso ligar o campo codigo_ajudante da tabela Art  com o campo cod_aj da tabela Ajudanteeu preciso ligar o campo codigo_ajudante da tabela Art com o campo cod_aj da tabela Ajudante

Desde já agradeço!!

Rodrigo Ramos Rocha

1 Solution

Accepted Solutions
pauloalexsb
Contributor
Contributor

Rodrigo,

Acredito que você precisa colocar uma segunda tabela para ajudantes, ligando com a tabela principal, em um relacionado como se fosse N para N.

tabelas_ajudantes.PNG

Coloquei uns campos bem genéricos aqui para simular, você precisa adaptar ai:

Motoristas:
LOAD * Inline [
Cod_M, Nome_M
1, Edgar
2, Paulo
];

Ajudantes:
LOAD * Inline [
Cod_A, Nome_A
1, Joao
2, Maria
];

Entregas:
LOAD * Inline [
Cod_E, Cod_M, Cod_A1, Cod_A2
1, 1, 1,
2, 2, 1, 2
];

Ajudante_1:
NoConcatenate
LOAD
Cod_A AS Cod_A1,
Nome_A AS Nome_A1
Resident Ajudantes;

Ajudante_2:
NoConcatenate
LOAD
Cod_A AS Cod_A2,
Nome_A AS Nome_A2
Resident Ajudantes;

DROP Table Ajudantes;

tabela_resultado.PNG

Se em situações novas forem existir mais ajudantes por entrega, esse modelo já fica difícil de evoluir pois teria que ficar criando tabelas, o correto é mudar sua modelagem e criar somente uma tabela para ajudantes, com Cod unico.

obs. To respondendo o post, que me ajudou na resposta é que manja de modelagem/Qlik 🙂

View solution in original post

2 Replies
pauloalexsb
Contributor
Contributor

Rodrigo,

Acredito que você precisa colocar uma segunda tabela para ajudantes, ligando com a tabela principal, em um relacionado como se fosse N para N.

tabelas_ajudantes.PNG

Coloquei uns campos bem genéricos aqui para simular, você precisa adaptar ai:

Motoristas:
LOAD * Inline [
Cod_M, Nome_M
1, Edgar
2, Paulo
];

Ajudantes:
LOAD * Inline [
Cod_A, Nome_A
1, Joao
2, Maria
];

Entregas:
LOAD * Inline [
Cod_E, Cod_M, Cod_A1, Cod_A2
1, 1, 1,
2, 2, 1, 2
];

Ajudante_1:
NoConcatenate
LOAD
Cod_A AS Cod_A1,
Nome_A AS Nome_A1
Resident Ajudantes;

Ajudante_2:
NoConcatenate
LOAD
Cod_A AS Cod_A2,
Nome_A AS Nome_A2
Resident Ajudantes;

DROP Table Ajudantes;

tabela_resultado.PNG

Se em situações novas forem existir mais ajudantes por entrega, esse modelo já fica difícil de evoluir pois teria que ficar criando tabelas, o correto é mudar sua modelagem e criar somente uma tabela para ajudantes, com Cod unico.

obs. To respondendo o post, que me ajudou na resposta é que manja de modelagem/Qlik 🙂

rodrigo_rocha
Creator
Creator
Author

Valeu Paulo....

Deu certo... mas sera que não tem como colocar os dois códigos num mesmo campo sem ser manualmente??

Obrigado!!

Rodrigo Ramos Rocha