Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Rotineiramente nos grupos de WhatsApp e aqui na comunidade aparece a pergunta "Tem como a aplicação Qlik Sense já abrir com alguns valores pré-selecionados?"
Tem sim! E a solução é criar um Bookmark para isso.
Vamos ver como fazer
1 - Abra sua aplicação e aplique os filtros que você queira que sejam aplicados quando a aplicação for aberta. No exemplo abaixo eu selecionei o ator "Will Smith"
2 - Crie agora um Bookmark com as seleções que você fez, clicando no botão Bookmark ou Marcadores
3 - Use o botão "Criar novo marcador"
4 - Confirme a criação dando um nome para seu marcador e pressionando <Enter>
5 - Com o botão esquerdo do mouse agora, configure seu marcador como sendo "Definir seleções como padrão do aplicativo"
E se eu precisar que o valor a ser selecionado seja dinâmico? É possível também, vamos ver como fazer.
Suponhamos que você queira que o último ano venha selecionado, na minha aplicação esse campo é o campo "Year"
Ao invés de selecionar diretamente o maior ano (2018 no caso) podemos usar o método de fazer uma seleção baseada em uma expressão, tornando a seleção dinâmica
Vamos ver como fazer isso:
1 - Clique para selecionar no campo que deseja fazer a seleção dinâmica
2 - Insira uma fórmula que faça a seleção que você quer, no meu caso =Year=Max(TOTAL Year), note que tem um '=' no começo da expressão
3 - Crie o marcador como fizemos anteriomente e verifique se a expressão ficou dinâmica
ATENÇÃO: um bookmark não é alterável, se você precisar alterar o valor, precisa refazer o passo 2 depois o 3 (e apagar o marcador errado)
4 - Marque esse novo marcador como sendo a seleção padrão do aplicativo
Agora faça o teste, limpando as seleções, e entrando novamente na aplicação para ver se os filtros foram aplicados
That´s all Folks!
Olá Clever, Boa Noite.
Tentei fazer da forma que você passou, porém não consegui.
Preciso que o Qlik Sense abra o meu app com a maior data.
Não consegui nem editar o Marcador, ele não deixa.
O que estou fazendo de errado ?
Obrigado, Renato.
Olá Marcio
Boa Tarde.!
Então, no meu Qlik Sense Desktop eu criei um marcador, porém ele não deixa eu editar a fórmula.
Então, tentei de várias maneiras e não consegui fazer funcionar.
Segue o QVF em anexo. preciso que o campo (dt_posicao_estoque), quando abrir o aplicativo venha com a maior data selecionada.
@girino777 , fiz aqui o passo a passo e funcionou certinho, voce tem que colocar no filtro
=dt_posicao_estoque=MAX(TOTAL dt_posicao_estoque)
Olá, tudo bem?
Estou tentando criar um marcador que traga do inicio do mês até o dia atual e outro que traga os mesmo dias do mês anterior para fins de comparativo
Exemplo: do dia 01/01/2023 até o dia 09/01/2023 e o outro marcador no dia 01/02/2023 até o dia 09/02/2023
Só que não estou conseguindo criar a formula, eu consegui criar em formato de contagem de vendas, dá certo, mas quando eu tento criar o marcador, ele não aceita a mesma formula
Mês Atual:
sum({1<Data_Faturamento_Completa={"$(='>='&monthStart(Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),0))&' <='&Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),0))"}>}Quantidade)
Mês Anterior:
sum({1<Data_Faturamento_Completa={"$(='>='&monthStart(Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),-1))&' <='&Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),-1))"}>}Quantidade)
Poderia me ajudar por favor?