Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Pessoal, boa tarde!
Gostaria de saber se consigo usar Set Analysis com Networkdays().
Quero fazer um cálculo em que o valor seja dividido com o número de dias úteis, deixando fixo independente dos filtros que estejam ativos.
Pensei em colocar o -1 porém ocorre erro na expressão.
Agradecido desde já.
OBS: Utilizo Qlik Sense
Amigo;
Neste caso... Utilize a função via script, já que é para ser estático, conseguirá obter ganhos de performance deixando os cálculos via script.
Quando eu coloco no Script da erro de expressão, falando que está inválida com a DATA.
Load DATA as Data,
Month(DATA) as Mes,
DiaSemana,
Semana,
Ano,
Trimestre,
Month(DATA)&'/'&Ano as MesAno,
NetWorkDays(min(DATA),max(DATA)) as DUtil,
DiaMes;
Amigo, quando é utilizado as funções como Min e Max no Script, é esperado um Group By;
No Group By, defina quais os segmentos para o Min e Max, exemplo:
Tab_DUtil:
Load
Funcionario,
NetWorkDays( Min(DATA), Max(DATA) ) As DUtil
Group By Funcionario;
Dessa forma não funciona para mim.
Deixa eu tentar explicar, eu tenho 2 tabelas: Calendário e Vendas.
Quando eu faço o Networkdays() da data até aparece os dias úteis normalmente, porém, se eu seleciono qualquer filtro referente a tabela de vendas, ele filtra somente os dias úteis em que tive vendas.
No meu caso, queria colocar set analysis para impedir que Networkdays() considere os filtros que forem colocados referente as vendas.
Amigo, me passa o teu script que monto para você.
o script que estou usando foi justamente o que escrevi acima.
ele é meu calendário e está ligado com o campo Data da tabela de vendas.. mas lembrando que não quero filtrar nada em vendas e sim apenas saber dias úteis sem condierar vendas.
Amigo, então segue;
Dim_Calendário:
Load
DATA as Data,
Month(DATA) as Mes,
DiaSemana,
Semana,
Ano,
Trimestre,
Month(DATA)&'/'&Ano as MesAno,
DiaMes;
Outer Join
Load
NetWorkDays(min(Data),max(Data)) as DUtil
Resident Dim_Calendário;
Mas não teria uma segmentação/agrupamento de DUtil por alguma dimensão?
Se for por exemplo, a quantidade de dias úteis por ocorrência de venda, aí teria que trabalhar com o restante do script para este trabalho.
Veja;
networkdays – função de script e gráfico ‒ Qlik Sense