Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Set analysis e KPI - Qlik Sense

Olá pessoal,

Não estou conseguindo que o meu KPI retorne o valor de acordo com a minha seleção dos meses.

Meu KPI está atrelado a uma condição de set analysis para fazer o comparativo considerando apenas vendas em PROMOÇÔES.

Quando não tem filtro nenhum ele me retorna a diferença do mês setembro x agosto (OK, é isso que eu quero TB), mas quando seleciono agosto por exemplo, ele não me retorna valor nenhum, como se tivesse erro na fórmula. Eu preciso enxergar o comparativo mês a mês em função das minhas seleções. Como faço?

Vejam a expressão do KPI:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1),'MMM'))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2),'MMM'))'}>}Quantidade))-1

Expressão do meu gráfico:

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={">=$(#=Addyears(Max([Mês/Ano]),-1))<=$(#=Max([Mês/Ano]))"}>}Quantidade)

Painel sem nenhuma seleção

Capturar 3.JPG

Painel com seleção do mês.

Capturar 2.JPG

Podem me ajudar?

Obrigada!

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Renata, não consegui anexar meu qvf, mas seguem detalhes de como fiz

Crie 2 variáveis, uma puxando o mês anterior e outra o mês anterior do anterior.

ex.

MÊS/ANO1 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-1), 'MMM/YYYY')

MÊS/ANO2 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-2), 'MMM/YYYY')

Na janela de variáveis, não esqueça de colocar o sinal de igual (=) antes da sua expressão, assim o qlik fara a avaliação da expressão fora do set analysis.

Depois, no seu objeto de KPI, troque a formula para:

(Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO1)'}>}cod_entidade)/

Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO2)'}>}cod_entidade))-1

Ok?

att,

Fernando

View solution in original post

15 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Acho que na expressão do KPI como você esta trabalhando com o campo [Mês] no set analysis, você precisa desconsiderar o campo [Mês/Ano] :

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês/Ano],[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1),'MMM'))'}>}Quantidade)

/

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês/Ano],[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2),'MMM'))'}>}Quantidade))-1

mauroponte
Creator II
Creator II

Renata,

Admitindo que voce tem os campos Ano e Mês tente o seguinte:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano=year(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&max(Ano)),-1)),Mês=num(month(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&max(Ano),'DD/MM/YYYY'),-1)),'00')>}Quantidade)

/

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={"$(=max(Ano))"},[Mês]=["$(=MAX(Mês))"}>}Quantidade)-1

Not applicable
Author

Oi Rodrigo,

Realmente o problema está nas dimensões. Mas neste caso do KPI quando desconsidero o Mês/ano ele não retorna resultado. Estou tentando editar a expressão do gráfico para me dar o limite dos 12 meses, mas separando o Mês do ano, mas ainda não consegui. HELP !

Not applicable
Author

Oi Mauro,

Não consegui usando a sua expressão. Mas acho que a lógica é essa mesmo, colocar o limite dos 12 meses usando as duas dimensões Mês e ano. Ainda não consegui

mauroponte
Creator II
Creator II

Renata, voce tem como disponibilizar o QVF?

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Renata, bom dia!

Aparentemente seu KPI só precisaria de uma composição de data. Seria mais ou menos assim:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=monthname(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=monthname(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2))'}  >}Quantidade))-1

caso nao funcione, vc pode tentar assim, pois como as expressões de data são do tipo DUAL, ele aceita tanto a data quanto o numero.

(Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=num(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=num(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2))'}  >}Quantidade))-1

Qualquer dúvida à disposição.

Att,

Not applicable
Author

Oi Mauro,
Segue em anexo a aplicação. Só modifiquei os valores.

HELP PLEASE!!

Obrigada!

Not applicable
Author

Oi Thiago,

Ainda não consegui.

Segue anexo a aplicação. Pode dar uma olhada?

Obrigada!!

Not applicable
Author

Oi Rodrigo.

Ainda não consegui

Pode dar uma olhada no QVF?

Obrigada!