Do not input private or sensitive data. View Qlik Privacy & Cookie Policy.
Skip to main content

Announcements
Want to see what's currently in public preview? We've pulled it all together in one place. Check it out here
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Set analysis e KPI - Qlik Sense

Olá pessoal,

Não estou conseguindo que o meu KPI retorne o valor de acordo com a minha seleção dos meses.

Meu KPI está atrelado a uma condição de set analysis para fazer o comparativo considerando apenas vendas em PROMOÇÔES.

Quando não tem filtro nenhum ele me retorna a diferença do mês setembro x agosto (OK, é isso que eu quero TB), mas quando seleciono agosto por exemplo, ele não me retorna valor nenhum, como se tivesse erro na fórmula. Eu preciso enxergar o comparativo mês a mês em função das minhas seleções. Como faço?

Vejam a expressão do KPI:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1),'MMM'))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2),'MMM'))'}>}Quantidade))-1

Expressão do meu gráfico:

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={">=$(#=Addyears(Max([Mês/Ano]),-1))<=$(#=Max([Mês/Ano]))"}>}Quantidade)

Painel sem nenhuma seleção

Capturar 3.JPG

Painel com seleção do mês.

Capturar 2.JPG

Podem me ajudar?

Obrigada!

Labels (2)
15 Replies
mauroponte
Creator II
Creator II

Renata,

Estou anexando o KPI alterado.

Analise a expressão do KPI com % em Azul e veja se atende a sua necessidade.

Not applicable
Author

Olá Mauro,

Agradeço sua ajuda.

Então, ainda não é isso. O que eu preciso é que o KPI me retorne a diferença % do mês da seleção x mês anterior.

Exemplo:

Cliquei em outubro -  KPI aparece a Diferença % Outubro x Setembro

Cliquei em Setembro - KPI aparece a Diferença % Setembro x Agosto

Cliquei em Agosto - KPI aparece a Diferença % Agosto x Julho

(...)

Nós temos a licença do Qlik e as informações de vendas são carregadas diariamente direto do banco de dados, então preciso que o KPI fique dinâmico, não posso amarrar nenhum mês específico no set analysis.

Tem outra sugestão?

mauroponte
Creator II
Creator II

Ola Renata,

Mas foi exatamente o que eu tentei fizer.

Não fixei mes no set analisys. Ele ta dinamico. De acordo com o mes e ano que voce seleciona ele vai sempre mostra em um KPI o valor do maior mes selecionado, para o maior ano selecionado. Em outro KPI tem o valor do mes anterior a o da maior selecao.

O percentual é o do mes anterior dividido pelo do maior da seleção.

Coloquei inclusive os uma KPI para cada valor e um com o percentual.

Caso voce deseje a diferença em valor so precisa mudar a operação.

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={"$(=year(max(Ano)))"},[Mês]={"$(=MONTH(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&YEAR(max(Ano)),'DD/MM/YYYY')))"}>}Quantidade)

-

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={"$(=year(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&YEAR(max(Ano)),'DD/MM/YYYY'),-1)))"},Mês={"$(=month(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&YEAR(max(Ano)),'DD/MM/YYYY'),-1)))"}>}Quantidade)

Experimente fazer seleções diferentes em mes e ano que voce perceberá.

Veja o video que estou anexando para ver se é o que voce precisa.

Not applicable
Author

Oi Mauro,

Realmente funciona quando seleciono ano e depois o mês, mas aí eu fico condicionada a ter estes filtros, quando na verdade quero apenas clicar no ano/mês no gráfico de linhas. Nesta aplicação, quando eu clico no gráfico o KPI não funciona.

Tem como colocar meu KPI em função do mês/ano  pra termos interação com o gráfico? Seria a mesma regra:comparar o maior mês/ano x anterior. Eu tentei aqui, mas não deu certo.

Obrigada novamente pelo seu empenho. 

Obs: editei essa resposta para dizer que um outro parceiro já colocou a solução pra mim e funcionou. Obrigada assim mesmo por sua ajuda.

abçs

Anonymous
Not applicable
Author

Renata, não consegui anexar meu qvf, mas seguem detalhes de como fiz

Crie 2 variáveis, uma puxando o mês anterior e outra o mês anterior do anterior.

ex.

MÊS/ANO1 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-1), 'MMM/YYYY')

MÊS/ANO2 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-2), 'MMM/YYYY')

Na janela de variáveis, não esqueça de colocar o sinal de igual (=) antes da sua expressão, assim o qlik fara a avaliação da expressão fora do set analysis.

Depois, no seu objeto de KPI, troque a formula para:

(Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO1)'}>}cod_entidade)/

Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO2)'}>}cod_entidade))-1

Ok?

att,

Fernando

Not applicable
Author

PERFEITO FERNANDO !!!!

Era isso mesmo  !!! Funcionou !!!

Muitíssimo obrigada !!!!