Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Eu tenho a tabela acima, eu preciso criar uma medida que seja a soma de uma data, tentei usar a função
sum( {$<DTABASE = Now >} RESULMETA)
mas não deu certo, embora não retorne nenhum erro não retorna resultado algum ou então retorna a soma de tudo.
Na verdade onde coloquei Now eu preciso pegar o ultimo dia do mês anterior, ou seja, preciso somar todos os valores do ultimo dia do mês anterior.
Para pegar o ultimo dia do mês anterior estou utilizando a função
maxstring(date(DTABASE, 'DD/MM/YYYY'))
mas quando coloco essa função na primeira fórmula o qlik retorna mensagem de erro.
Como posso resolver essa questão e fazer essa soma?
Desde já obrigado.
João
Pelo que vi o seu problema está na data: na carga dos dados está trazendo no formato 'DD/MM/YYYY HH:MI', e a expressão que passei para a fórmula considera somente a parte inicial (dia/mês/ano).
Tente uma das duas soluções:
LOAD SEQVENDEDOR,
NOMERAZAO,
DTABASE,
SEQMETA,
META,
RESULTETO,
RESULMETA;
SQL SELECT SEQVENDEDOR,
NOMERAZAO,
Trunc(DTABASE) As DTABASE,
SEQMETA,
META,
RESULTETO,
RESULMETA
FROM DATAVALE."DQSV_RANKINGMETA";
ou
LOAD SEQVENDEDOR,
NOMERAZAO,
Floor(DTABASE) As DTABASE,
SEQMETA,
META,
RESULTETO,
RESULMETA;
SQL SELECT SEQVENDEDOR,
NOMERAZAO,
DTABASE,
SEQMETA,
META,
RESULTETO,
RESULMETA
FROM DATAVALE."DQSV_RANKINGMETA";
Bom dia João
Se você quer o último dia do mês anterior utilize a expressão abaixo:
=Date(MonthEnd(AddMonths(today(), -1)))
Márcio
Bom Dia Márcio, o problema em si não é pegar o ultimo dia do mês anterior, pegar o ultimo dia do mês anterior é apenas parte do problema.
Se olharmos na tabela exemplo que esta na imagem da abertura podemos ver que eu tenho três campos, um deles é uma data, essa data será sempre o ultimo dia de cada mês e um campo com um valor, o que eu preciso é somar os valores do ultimo mês, pensei em fazer como na imagem abaixo, mas da erro.
se eu tirar a função de ultimo dia do mês não da erro, mas também não funciona.
Ola João,
Tente isso:
sum( {$<DTABASE = {'=Date(MonthEnd(AddMonths(today(), -1)))'} >} RESULMETA)
Bom Dia Marcos, agora não da erro, mas o resultado retornado esta errado, fazendo a consulta direto no banco de dados temos o resultado conforme imagem abaixo, então o resultado que deveria retornar nesse caso seria 810,07, mas esta retornando o total de 2.396,48
João,
Veja se atende:
=sum( {$<DTABASE = {"$(=Date(MonthEnd(AddMonths(Today(),-1)), 'DD/MM/YYYY'))"} >} RESULMETA)
Boa Tarde Paulo Vendruscolo, desse jeito retorna zero
Desculpa, tinha um erro de sintaxe:
sum( {$<DTABASE = {'$(=Date(MonthEnd(AddMonths(today(), -1))))'} >} RESULMETA)
Testou a nova sintaxe que eu passei?
sum( {$<DTABASE = {'$(=Date(MonthEnd(AddMonths(today(), -1))))'} >} RESULMETA)
Boa Tarde Marcos Freire, sim testei, estou enviando um arquivo de teste em anexo, está retornando 0 (zero).