Skip to main content
Announcements
See why Qlik is a Leader in the 2024 Gartner® Magic Quadrant™ for Analytics & BI Platforms. Download Now
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
eduardo_r
Contributor III
Contributor III

Tabela dimensional com meses antecipados

Olá, estou construindo uma tabela dimensional que traz os dados do mês atual e dos 12 últimos meses. Preciso que a tabela dimensional mostra os doze últimos meses, ou seja retroativo, então por exemplo se estamos em outubro devera aparecer desde setembro do ano passado. Não estou conseguindo encontrar uma solução, será se criar um campo de mês no script ou alguma solução no set analysis? Fico no aguardo de ideias, desde já grato

Labels (1)
2 Solutions

Accepted Solutions
RafaMartins
Creator II
Creator II

Você pode limitar os dados da tabela utilizando um where para buscar apenas dados onde a data for maior que o período estipulado.

where Date#(SEU CAMPO DATA,'YYYYMMDD') >= Date(MonthStart(AddMonths(Today(),-13)),'YYYYMMDD');

PS: A cláusula está estipulada como 13 meses pois se considerarmos 12 os dados seriam de outubro de 2022 para frente.

PS 2: O formato do campo que estiver utilizando e a data da função devem estar iguais, no meu caso foi necessário forçar a formatação de data.  

View solution in original post

RafaMartins
Creator II
Creator II

Pode usar em um setanalysis:

Sum({<Date#(SEU CAMPO DATA,'YYYYMMDD') ={">= Date(MonthStart(AddMonths(Today(),-13)),'YYYYMMDD')">} CAMPO de Valor)

View solution in original post

3 Replies
RafaMartins
Creator II
Creator II

Você pode limitar os dados da tabela utilizando um where para buscar apenas dados onde a data for maior que o período estipulado.

where Date#(SEU CAMPO DATA,'YYYYMMDD') >= Date(MonthStart(AddMonths(Today(),-13)),'YYYYMMDD');

PS: A cláusula está estipulada como 13 meses pois se considerarmos 12 os dados seriam de outubro de 2022 para frente.

PS 2: O formato do campo que estiver utilizando e a data da função devem estar iguais, no meu caso foi necessário forçar a formatação de data.  

eduardo_r
Contributor III
Contributor III
Author

Não seria possível fazer isto em apenas uma tabela? Pois preciso destes dados filtrados deste jeito somente em uma tabela, as outras visualizações usam os dados de todos os meses

 

RafaMartins
Creator II
Creator II

Pode usar em um setanalysis:

Sum({<Date#(SEU CAMPO DATA,'YYYYMMDD') ={">= Date(MonthStart(AddMonths(Today(),-13)),'YYYYMMDD')">} CAMPO de Valor)