Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa noite!
Meu objetivo é forçar, via alguma equação ou expressão, que a terceira "dimensionality()", representada pela quebra em azul na tabela dinâmica seja considerada a última dimensionality, ou seja, aquela que não possua mais desdobramentos (mesmo que esses existam!) e que aparece sem o sinal de "+" à sua esquerda. Estou com essa necessidade porque, na tabela a seguir, há despesas compromissadas e despesas discricionárias. Nas compromissadas, há as dimensões "objeto" e "estimativa", que não se aplicam às discricionárias. Eu posso até mostrar essas dimensões, mas não fica nada estético. Será que isso é possível? O algoritmo seria algo assim:
Se "Despesa Discricionária", então considerar a "dimensionality()=3" como máxima dimensionality.
Agradeço por antecipação!
Gustavo
Bom dia!
Acabei resolvendo de outra forma. Na expressão de cálculo coloquei:
IF(Escopo<>'Despesa Compromissada' and (dimensionality()=2 or dimensionality()=4),Null(),
Sum(PE))
Ou seja, se o tipo de despesa for diferente de "Compromissada", eu forcei o valor nulo nas quebras em que não se aplica o cálculo. Finalmente, na aba Propriedades da tabela dinâmica, em "Complementos", desmarquei a opção "Incluir valores zero". Funcionou.
O objeto sempre mostra o sinal de + no nivel de agregação. Não existe possibilidade de remover mesmo que o nivel inferior não tenha dados correspondentes. neste caso ele vai criar um nivel com descrição nula.
Bom dia!
Acabei resolvendo de outra forma. Na expressão de cálculo coloquei:
IF(Escopo<>'Despesa Compromissada' and (dimensionality()=2 or dimensionality()=4),Null(),
Sum(PE))
Ou seja, se o tipo de despesa for diferente de "Compromissada", eu forcei o valor nulo nas quebras em que não se aplica o cálculo. Finalmente, na aba Propriedades da tabela dinâmica, em "Complementos", desmarquei a opção "Incluir valores zero". Funcionou.