Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá pessoal,
Estou tentando criar um nível de hierarquia das dimensões "Grupo Principal" e "Sub Grupo" com base no valor total de vendas, assim trazer os 5 grupos principais que mais vendem e de cada grupo principal e os 5 sub grupos também mais vendidos. Segue exemplo abaixo:
Grupo principal | sub grupo | semana1 | semana2 |
---|---|---|---|
carro(item mais vendido) | carro 1 (modelo mais vendido) | valor na semana x | valor na semana y |
carro 2 | valor na semana x | valor na semana y | |
avião(Segundo item mais vendido) | avião1 (modelo mais vendido) | valor na semana x | valor na semana y |
avião 2 | valor na semana x | valor na semana y |
Para realizar isso estava usando a função =if(aggr(rank(Sum(valor total de vendas)),Grupo Principal)<=5,Grupo Principal,null()) para grupo principal e para o subgrupo (=if(aggr(rank(Sum(valor total de vendas)),SubGrupo)<=5,SubGrupo,null())) em duas caixas de linhas na pivot table, porem na função do subgrupo não retorna os 5 modelos mais vendidos e sim aleatórios.
Então comecei a tentar usar a seguinte função:
SUM({<Grupo Principal={"=AGGR(Rank(Sum(valor total de vendas),5),SubGrupo, Grupo Principal)<=5"}>}valor total de vendas )
Porem quando realizo essa função no qlik sense ele registra como "ok", mas a planilha fica com erro.
Gostaria de uma ajuda com essas funções.
Obrigada!
Pamela,
Encontrei uma solução alternativa para o Qliksense. Você pode criar uma tabela mostrando as duas colunas. A primeira sendo a soma do valor total e a segunda pelo valor da semana.
Assim poderá usar a função de limite para as duas dimensões, assim conseguirá fazer essa limitação pelo "Cálculo com base na medida: [primeira medida da tabela]":
Os testes que realizei aqui com o set analysis causaram o filtro dos 5 maiores na primeira dimensão e os 5 maiores (no total) da segunda dimensão e não os 5 maiores de cada grupo principal. Distorcendo a análise.
Atenciosamente.
Oi Pamela,
Conseguiu resolver a questão por ti mesma ?
Olá Pablo,
Não ainda não consegui resolver meu problema.
Olá Pamela,
Não consegue resolver esse problema usando os limites de dimensão? Fazendo isso para as duas dimensões consegui reproduzir o mesmo efeito, sem necessitar de set analysis. Pode fazer esse teste?
Atenciosamente.
Vinicius, boa tarde.
Estou utilizando o qlik sense, porem não encontrei a opção "restringir valores exibidos usando a primeira expressão", essa função existe no sense? Se aplica a uma tabela pivô?
E essa opção vai se referir a primeira dimensão ou a segunda? Pois necessito que a classificação seja realizada na primeira e na segunda dimensão sobre o valor total(não aparecer na tebala) e não pelo valor da semana que será exibido na tabela pivô.
Att, Pamela
Pamela,
Encontrei uma solução alternativa para o Qliksense. Você pode criar uma tabela mostrando as duas colunas. A primeira sendo a soma do valor total e a segunda pelo valor da semana.
Assim poderá usar a função de limite para as duas dimensões, assim conseguirá fazer essa limitação pelo "Cálculo com base na medida: [primeira medida da tabela]":
Os testes que realizei aqui com o set analysis causaram o filtro dos 5 maiores na primeira dimensão e os 5 maiores (no total) da segunda dimensão e não os 5 maiores de cada grupo principal. Distorcendo a análise.
Atenciosamente.
Obrigada Vinicius!
Somente para complementar a resposta pude notar também que o top 5 é feito corretamente, porem no meu caso ele vai efetuar por semana. Sendo assim em alguns casos trará o meu subgrupo com mais de cinco pois a venda total varia por semana trazendo algumas células em branco.