Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Prezados,
La vai uma duvida.
Se eu tenho 2 duas tabelas fatos e duas tabelas de dimensões e em cada tabela fato utilizam cada um o id das duas dimensões como não gerar $syn?
Segue exemplo do modelo em anexo
Por isso que prefiro concatenar tudo !
Bom dia ,
Concatena as 2 fato.
Load * fato1;
concatenate
Load * fato 2;
Maicon,
suponhamos que eu tenha uma fato (entrega) onde os campos sao: idEntrega, idMaterial, nomeResponsavel, valor e outros campos.
e outra fato que se chame (despesa) onde os campos são: idDespesa, descrição, valor, material e outros campos.
São fatos bem distintos, devo concatenar mesmo assim, sendo que a unica coisa que os uni seria o idMaterial?
Abração.
Não teria problema, onde for campos iguais , coloca sempre os mesmos nome entre uma fato e outra.
Ele faz como se fosse um unio do SQL, a diferença que o concatenate vai juntar as duas mesmo sendo colunas diferentes.
Ai campo que existe em uma fato e não na outra ele vai criar co valor null.
Agora quiser manter as fatos separadas, campos iguais entre uma fato e outra, renomeie.
Exemplo :
fato:
Load campo1 as fata_Campo1 , x,z from fato;
fato1;
Load campo1 as Fato1_Campo1, t,r,w from fato 1;
nas dimensões coloque o mesmo nome para ligação de cada fato.
Mas se eu renomear o campo de ligação (material) eu não posso usar a mesma tabela de dimensão né, porque não ligaria pois os campos não ficariam iguais para as tabelas.
Certo?
Abração e obrigado a atenção!
Por isso que prefiro concatenar tudo !
Obrigado meu irmão vou adotar esta pratica!!!
Só mais um detalhe, campos que forem iguais, deixa sempre iguais, isso facilita para ligar as outras dimensões.