Skip to main content
Announcements
July 15, NEW Customer Portal: Initial launch will improve how you submit Support Cases. IMPORTANT DETAILS
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
EGuedes
Contributor
Contributor

Rank de situações em colunas

Oi gente, recentemente começei a brincar no qlik, estou transferindo um conjunto de processos que a gente tem em outros bancos de dados para o qlik, mas cheguei em um lugar que eu nem sei o que perguntar...

Eu tenho  uma base:

MêsAno | ID | Situacao1 | Situacao2 | Situacao3 | Situacao4 | Situacao5 |

o que eu preciso fazer: descobrir o top 5 da situação no mês_ano de referência.

 

Hoje eu resolvo isso no sql com um count para cada coluna e union e só ai um rank e descubro o top 5. e faço um gráfico com o count(ID) como 100% do total.

E no qlik, tem como eu fazer esse union? no gráfico?

Labels (3)
2 Replies
rogermelo
Partner - Contributor
Partner - Contributor

Boa tarde, @EGuedes !

Você pode fazer isso no script ou no gráfico.

No script é só carregar a tabela agregada e ordenada e selecionar os 5 maiores:

Tabela1:
crosstable (Situacao, Quantidade,1)
Load
         'Situação' as Situação,
         Sum(if([PERCENTUAL MINIMO]='Sim',1,0))           as QTD_PERCENTUAL_MINIMO,
         Sum(if([CERTIFICADO]='Sim',1,0))                            as QTD_CERTIFICADO,
         Sum(if([PLACA]='Sim',1,0))                                           as QTD_PLACA,
         Sum(if([CONTRATO]='Sim',1,0))                                 as QTD_CONTRATO,
         Sum(if([MOVIMENTAÇÃO]='Sim',1,0))                      as QTD_MOVIMENTAÇÃO,
         Sum(if([ADITIVOS]='Sim',1,0))                                     as QTD_ADITIVOS,
         Sum(if([TARIFAS EM ABERTO]='Sim',1,0))               as QTD_TARIFAS,
         Sum(if([ANC]='Sim',1,0))                                                as QTD_ANC,
         Sum(if([ACC]='Sim',1,0))                                                 as QTD_ACC
FROM Tabela_excel;

Tabela_Final:
First 5
Load
          *
resident Tabela1
order by Quantidade desc;


Ou você pode utilizar a tabela criada através do cross table (Tabela1) inteira, sem limitar os 5 maiores, e selecionar os maiores direto pelo gráfico:

rogermelo_0-1645562031924.png

 

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Roger Melo

EGuedes
Contributor
Contributor
Author

Olá, Roger! Mano, valeu muito... depois que eu entendi melhor o crosstable, consegui fazer com o mês e o ano.

Ficou 100%, não... mas ai ultrapassa a minha capacidade de compreensão.

Vamos estudar mais. Obrigado!