Skip to main content
Woohoo! Qlik Community has won “Best in Class Community” in the 2024 Khoros Kudos awards!
Announcements
Join us at Qlik Connect for 3 magical days of learning, networking,and inspiration! REGISTER TODAY and save!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
CaiooH
Contributor
Contributor

Restringindo exibição de uma dimensão em um gráfico.

Olá, tenho um gráficos de linha que mostra a produção de todos os meses, mas eu quero restringir apenas para me mostrar os 6 últimos meses incluindo o mês atual. Tentei usar a limitação que o próprio qlik fornece na parte de dimensões, mas ele acaba excluindo um dos meses da análise. O por que isso acontece é devido a limitação ser aplicada a medida e não a dimensão. Alguém consegue me ajudar ????

1 Reply
AnsweringTuring
Contributor III
Contributor III

Para restringir um gráfico de linhas para mostrar apenas os últimos 6 meses, incluindo o mês atual, você pode usar a função "rangesum" do Qlik Sense. Essa função permite calcular a soma de valores dentro de um intervalo específico.

Primeiro, crie um campo calculado que obtenha os últimos 6 meses, incluindo o mês atual. Por exemplo:

=rangesum(aggr(sum(Produção), Mês, rangemax(addmonths(today(),-5), addmonths(today(),0))), Mês)

Essa expressão calcula a soma da medida "Produção" para cada mês dentro do intervalo dos últimos 6 meses, incluindo o mês atual.

Em seguida, use esse campo calculado como a medida no gráfico de linhas. Certifique-se de ter o campo "Mês" como a dimensão.

Dessa forma, o gráfico exibirá apenas os valores dos últimos 6 meses, incluindo o mês atual, sem a necessidade de usar a limitação de dimensão.