Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá a todos,
Estou com um problema em uma expressão, preciso mostrar o valor do último mês que contém dados, que, necessariamente não é o mês corrente. Estou usando a seguinte expressão:
1. SUM({1<ANO ={$(#=Max(ANO))}, MÊS = {$(#=Max(MÊS))}, GRUPO = {CLIENTES'}>} VALOR))
Na expressão abaixo ao ser colocado em um objeto de texto traz o último mês que contém dados:
2. =month(addmonths(yearstart(today()) , (max({1 <ANO={"$(=ANO(today()))"}>} MES) - 1)))
Como adaptar essa expressão "2" na expressão "1" ou vice-versa.
Desde já agradeço.
vc pode colocar sua expressao 2 em uma variavel "vMes" e usar essa variavel na expressao 1...
1. SUM({1<ANO ={$(#=Max(ANO_FAIXA))}, MÊS = {$(=vMes)}, GRUPO = {CLIENTES'}>} VALOR))
Muito obrigado pela pronta resposta.
Infelizmente não deu certo, coloquei a expressão 2 em uma variável e na expressão 1 coloquei a variável, mas, não traz nenhum valor.
Ao usar a variável em um objeto de texto dar certo.
Se tiver mais alguma sugestão agradeço.
Olá Estefania,
não sei se é bem o seu caso... mas eu ja tive um problema parecido...
eu queria pegar o último mês de cada item da dimensão... porem ele pegava o últimos mês total...
por exemplo... se eu tinha um produto que o ultimo mês era março, e os outros produtos o último mês era fevereiro... na tabela quando eu usava um set analysis com MAX... pegava como ultimo mês março, para todos os produtos...
e na caixa de texto, ou quando eu selecionava apenas um item da dimensão, dai funcionava
Substitui o set anlysis por um if, com algumas agregações... e resolveu... tente fazer essa substituição também...
Não é bem isso, mas agradeço pela ajuda. O que acho mais estranho é que funciona ao ser colocado em uma variável e a mesma ser usada em outro objeto, só não funciona ao usá-la na expressão.