Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa tarde..
Estou com uma dificuldade, aparentemente simples, porem difícil de resolver..
Ao entrar via web num qvw ele direciona o usuário a aba padrão do documento, ou seja, aquela na qual o qvw foi salvo.. Agora vamos imaginar o seguinte cenário..
O usuário acessa o documento via web.. entra na pagina padrão, navega para a segunda aba... e sai do documento navegando para outra página qualquer.. quando ele acessa novamente o documento o qvw abre na segunda aba e não na primeira que é o padrão...
ai vocês podem me questionar sobre a opção no QMC de Allow Session Recovery.. ela já está desmarcada.. ou seja..
Se o usuário fecha o documento qvw e fica algum tempo sem acessar ele fica normal.. porem se ele sai e volta de forma não tão demorada o documento abre na segunda aba...
Existe alguma forma de forçar a que o documento sempre volte a aba padrão??
Pois ja tentei utilizar disparadores, porem como ao sair do documento para acessar uma página qualquer, provavelmente o server mantem a sessão por um tempo, quando ele retorna os disparadores não funcionam.
Obrigado desde já.
Valeu.. é mais uma informação a minha pool de conhecimento... Mais neste caso especifico eu não posso diminuir o tempo da Inactive session.. e com relação ao close da barra da segunda imagem, nós aqui na organização não utilizamos esta barra.. nós a retiramos através de uma configuração no servidor que nos permite usar o perfil nobar.htm..
De qualquer forma agradeço a ajuda de todos...
Encerrando a discussão...
O disparador é uma solução, mas você esta dizendo que não funciona.
Qual a versão do qlikview esta utilizando?
Thiago,
desmarca esta opção.....
Alessandro, bom dia!
Conforme descrito essa opção já esta desmarcada.
Quando o usuário fica um tempo considerável sem acessar o documento, a sessão finaliza e não é salva conforme essa opção.. Porem o que me parece é que quando o cliente navega para outra tela e em seguida volta ao qvw a sua sessão ainda não foi finalizada pelo servidor e então volta a ultima aba escolhida.
Mesmo assim, Obrigado!
Yuri, a versão é a SR5 vr: 11.20
Aqui utilizamos o Ajax.
Os disparadores que ja tentei utilizar seguem a seguinte lógica..
Primeiro teste: disparador de evento de documento. Configurei para a cada abertura de documento ele ir para uma aba padrão.. Após realizar alguns testes notei que esse disparador é apenas para quando o documento é aberto pelo servidor e como o server só considera a abertura do qvw no inicio da sessão, quando o cliente navega para outra aba e depois para alguma pagina qualquer e retorna o server não considera como uma nova sessão e não executa novamente o disparador.
Segundo teste.. Utilizei o disparador de evento de variável.
Criei uma variável que funciona como um contador, e coloquei ela num botão que executa a ação dele ir para um outro qvw.. ou seja quando o cliente clica nesse botão ele executa as seguinte ações
variável = variável+1 (ou seja, a cada click ele adiciona mais um e atende ao disparador que funciona quando a mudança na variável) ---- no disparador configurei para quando a variável mudar ela voltar a pasta padrão..
link= encaminha o cliente a outro qvw..
no qlikdesktop funciona.. via ajax não..
Por fim, estou desistindo dessa funcionalidade.. era mais para saber se o pessoal tinha alguma solução.
@Thiago
Eu utilizava macro e agora uso disparadores (On Open) que é nativo do Qlikview, porém o usuário utiliza Plugin no IE.
Como você disse. Se o usuário ficar muito tempo sem acessar ele fica normal, mas se o usuário sair e voltar em poucos minutos ele volta na ultima tela.
Isso é normal.
Podemos dizer que é um "problema" do Qlikview. Quando o usuário fecha o navegador ou aba em que o Qlikview estava aberto, a sessão do usuário continua aberta. A sessão ficará aberta até atingir o tempo do timeout de inatividade configurado na console (imagem abaixo).
O que você pode fazer é diminuir o tempo deste Timeout.
Outra possibilidade é instruir o usuário a encerra a sessão clicando no fechar do Qlikview (imagem abaixo).
Valeu.. é mais uma informação a minha pool de conhecimento... Mais neste caso especifico eu não posso diminuir o tempo da Inactive session.. e com relação ao close da barra da segunda imagem, nós aqui na organização não utilizamos esta barra.. nós a retiramos através de uma configuração no servidor que nos permite usar o perfil nobar.htm..
De qualquer forma agradeço a ajuda de todos...
Encerrando a discussão...
Obrigado. porem aqui não utilizamos o plugin.