Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia!
Galera, ainda sou iniciante no Qlik e já estou apaixonado pela ferramenta kkkkk
Estou com uma dificuldade e não encontrei na comunidade algo que resolvesse meu problema, por isso achei válido levantar esse tópico.
Quero fazer um acompanhamento mensal do resultado das devoluções (em R$ e litros), porém gostaria que a análise ele fosse estática de acordo com o mês atual + os últimos 3 meses, independente do filtro de data inserido pelo usuário. Já tentei alguns formatos de função IF na dimensão, porém sempre que o usuário aplica algum filtro de data ele traz apenas os dados do mês filtrado.
DIMENSÃO:
Histórico3Meses
Função aplicada (que não esta desconsiderando o filtro)
=if([D1_DTDIGIT.autoCalendar.YearsAgo]=0 and [D1_DTDIGIT.autoCalendar.MonthsAgo]<=4, [D1_DTDIGIT.autoCalendar.YearMonth])
MEDIDAS:
DevReais
DevLitros
Lembrando que quando o usuário não insere o filtro ele retorna corretamente, porém quando ele seleciona a data o dash acaba trazendo apenas o mês escolhido.
Muito obrigado galera!!
Abraços!
Igor,
Usando a explicação, muito bem dada por sinal, do amigo Daniel, você pode usar as expressões:
Mês Atual:
R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevReais)
Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevLitros)
3 Meses Anteriores ao Mês Atual:
R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevReais)
Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevLitros)
Estou considerando que você tem esses campos vindo do autocalendar (D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month e D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date).
Abs e Sucesso!!
Quando você utiliza um Set Analysis você tem os identificadores que são eles
0 - Vazio
1 - Sem Filtro
$ - Filtro Corrente
$1 - Seleção anterior
$_1 - Seleção futura
No caso de querer somar, por exemplo, sem que tenha interferência dos filtros bastaria usar
SUM({1} VALOR)
Igor,
Usando a explicação, muito bem dada por sinal, do amigo Daniel, você pode usar as expressões:
Mês Atual:
R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevReais)
Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month={"$(=Month(Today()))"}>}DevLitros)
3 Meses Anteriores ao Mês Atual:
R$ => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevReais)
Litros => Sum({1<D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date={">=$(=MonthStart(Today(),-4))<$(=MonthStart(Today()))"}>}DevLitros)
Estou considerando que você tem esses campos vindo do autocalendar (D1_DTDIGIT.autoCalendar.Month e D1_DTDIGIT.autoCalendar.Date).
Abs e Sucesso!!
Thiago e Daniel,
Muitíssimo obrigado!!!
Eu estava editando a medida, mas fazendo conforme orientaram deu certo
Abração!
Perfeito Igor. Escolha uma das respostas como correta (a que resolveu seu problema) e marque como útil as que você achar aplicável.
Na dúvida de como fazer isso veja o item 2.3 do Manual do usuário | Como criar e gerir minhas perguntas?