Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pedrobergo
Employee
Employee

Analisando mensagens de Grupos do Whatsapp 2

! !Olá,

Tenho apresentado a solução para analisar grupos do Whatsapp para bastante gente. Estou usando para analisar diversos grupos que participo com boa aceitação. Essa solução foi descrita originalmente no blog Analisando mensagens de Grupos do Whatsapp e algumas pessoas fizeram sugestões que resolvi incorporar ao código, além de algumas melhorias.

Com isso, o código ficou mais complexo mas também mais cheio de novidades:

1) Cruzamento com informações de País, Estado,Cidade e Região.

Com base em uma planilha extraídas da Web, de DDD e DDI, é possível analisar agora a origem das mensagens, e foram criadas as dimensões País, UF, Cidade e Região.

Entretanto, há uma limitação, não funciona para aquelas pessoas que estão na agenda de contatos. Isso pq o WP envia o nome e não o número caso a pessoa esteja na agenda de contatos. Um contorno para isso, seria exportar a lista de contatos e carrega-la para dentro do painel.

2) Contagem de Participantes:

A contagem de participantes é feita com base nas mensagens. Entretanto, como todos que entram ou são adicionados, é possível descobrir quantos participantes existem.

Existe uma limitação que pode ocorrer para alguns participantes que podem não ver as mensagens anteriores a sua entrada no grupo.

3) Novos KPI´s

Foram adicionados KPIs melhorar a transmissão de informações.

Bem, segue as recomendações de instalação:

Pré-requisitos:

  1. Qlik Sense Desktop. Eu utilizo a versão november2017, mas acho que é compatível com todas as outras.
    • Baixar o Qlik Sense november2017.
    • Se você usar o Qlik Cloud, deverá substituir as extensões pelos gráficos padrões.
    • Se você quiser utilizar com o Qlik Enterprise, apenas importe essa app pelo QMC. Lembre-se que disponibilizar um conexão ao diretório de dados.
  2. Baixe essas extensões, apenas clicando. As extensões devem ser colocadas no diretório %homepath%\Documents\Qlik\Sense\Extensions
  3. Baixe os arquivos anexados e coloque-as no diretório C:\TEMP\WHATSAPP
    • DDDeDDI
  4. Baixe o App de análise e instale no diretório do Qlik Sense %homepath%\Documents\Qlik\Sense\Apps
    • Whatsapp V02 - PT-BR

Bem, agora as instruções para utilização:

Passo 1 - Extraia as mensagens de Grupo

  • No seu telefone celular, abra o Whasapp e entre no grupo que deseja extrair as mensagens
  • Clique nos 3 pontos na parte superior direita.
  • Selecione Mais...
  • Depois, Enviar por email...
  • Selecione SEM MÍDIA

Essa funcionalidade não está disponível no Whatsapp Web, então, você precisa acessar seu telefone celular, não pode ser feito pelo computador.

Passo 2 - Baixe os arquivos num diretório de trabalho

  • Crie um diretório chamado C:\TEMP\WHATSAPP
  • Acesse seu e-mail e clique em Salvar Anexos... para o diretório de trabalho C:\TEMP\WHATSAPP

Passo 3 - Abra o Qlik Sense e carregue os dados

  • Baixe a aplicação de exemplo
  • Coloque no diretório %homepath%\Documents\Qlik\Sense\Apps
  • Abra o Qlik Sense Desktop
  • Abra a app Whatsapp
  • Carregue os dados

Abs e Boas análises,

Pedro Bergo

Labels (4)
13 Replies
dhsilva7
Contributor III
Contributor III

Cara que showww!!! Para o QlikView você que dá para criar as mesmas análises ou algo similar?

Abs.

pedrobergo
Employee
Employee
Author

Olá Daniel,

Acho que sim, veja só...

Visual:

- A maioria dos objetos é padrão, então basta refaze-los.

- Para os efeitos de dimensões e medidas alternativas, criar dimensões e medidas cíclicas

- Segue as duas extensões que deveriam ser incorporadas para dar o mesmo efeito:

WordCloud: Word Cloud Object Extension

Heatmap: https://www.youtube.com/watch?v=bxFrlwB9FQc

Script:

- O script pode ser facilmente adaptado ao View.

Só não tenho tempo de fazer, e me sentiria grato se quisesse fazer isso.

Abs,

Pedro Bergo

luciano_pw
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Caro, essa versão ficou ainda melhor, já estava utilizando e tudo funcionando, porém hoje ao atualizar o arquivo das conversas do grupo, maioria dos dados não carregaram mais. Acredito que o WhatsApp pode ter mudado o padrão do txt. Visualmente o txt parece igual aos anteriores mas somente alguns dados são carregados. Quando utilizo o txt antigo funciona perfeitamente.

Capturar.PNG

pedrobergo
Employee
Employee
Author

Olá Francisco,

Para verificar isso peço:

1- Enviar a versão do seu WP

Entre em : ->Configuraçõe-> Ajuda -> dados app

2- Trecho de uma conversa com problema

Abs

dhsilva7
Contributor III
Contributor III

Obrigado pedrobergo‌!!! Também estou na correria, mas vou tentar criar algo no Qlikview também...

Abraços...

luciano_pw
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Versão do WP: 2.18.108

14/08/17, 20:34 - Jhonatha: Professora na sala

‎14/08/17, 21:19 - Você foi adicionado

‎14/08/17, 20:34 - Jhonatha: Recebendo as atividades

‎14/08/17, 21:19 - ‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎‎Alex, Ayrton, Carlos, Jhonatha, Josiane e Keven‬ foi adicionado

‎24/08/17, 07:12 - Jhonatha: TRABALHOS

Escreva um artigo nos moldes da SBC com no mínimo 8 páginas e no máximo 10 páginas, de acordo com tema sorteado em sala de aula.

Equipe: 4 alunos

Pontuação: 2 pontos

Data de entrega: 06/09/2017 (AV1)

Formato de entrega: Impresso

pedrobergo
Employee
Employee
Author

Olá Francisco,

A versão do seu WP ainda está em beta e vou demorar alguns tempo para verificar o problema.

Como procedimento alternativo sugestão é vc baixar uma versão anterior até que eu consiga identificar o problema.

A ultima versão estável é a 2.18.92.

Abs

luciano_pw
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Obrigado pedrobergo‌.

Vou baixar a versão estável.

Só mais uma dúvida... na imagem que enviei anteriormente tem um componente que está com erro e não consigo identificar o que ele é, se é nativo ou extensão, saberia me dizer?

Obs.: Estou usando o Sense Desktop Fevereiro de 2018.

pedrobergo
Employee
Employee
Author

Olá Francisco,

Obrigado pela lembrança, faltou mencionar essa extensão no modelo. Chama-se Colorfull KPI e está disponível na biblioteca Themed Widgets.

Para utiliza-la, basta pegar a extensão no link Themed KPI Widget

Ajustei o texto acima tb!

Abs,