Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia amigos...
Qual é o melhor procedimento para carga de dos, pois vejam bem o meu problema...
Tenho uma aplicação principal que me da os Dashboards padrões, de tempo, rendimento, etc... e várias abas trazendo seu detalhe, o cliente quer que essa aba principal, atualize de 15 em 15 minutos pois ele precisa dos dados na tela para analise e as outras diariamente, tem como fazer esse procedimento?
Bom dia Roosevelt,
O seu QVW vai ficar agendado para ser executado a cada 15 minutos, mas nos LOADs que você não quer que atualize com tanta frequência, usará o Buffer, mas só nos LOADs que a frequência é diferente de 15 minutos.
Ex:
// recarrega sempre
LOAD * FROM Vendas;
// recarrega de hora em hora
Buffer (Stale After 1 hour)
LOAD * from Entregas;
// recarrega uma vez por dia
Buffer (Stale After 1 day)
LOAD * FROM Produtos;
Isso no mesmo script.
A explicação sobre invalidação eu desconheço, teria que ver o contexto que se refere.
Dependendo do volume de dados, talvez seja mais interessante fragmentar a extração.
Abraço.
Bom dia Roosevelt!
Creio que esse link possa lhe ajudar:
Painel que muda de aba automaticamente e atualize sozinho
Abraços!
Olá Roosevelt,
Dê uma olhada na ajuda (F1), função Buffer: "Buffer (Stale After x.x hour)"
Também é possível fazer desenvolvimento em camada, criando um extrator.qvw ou se você tiver o QlikView Publish usar os script direto lá.
Abraço.
Bom dia Aderlan, tudo bem?
Li o comando Buffer e até coloquei ele aqui na minha aplicação, o que eu não entendi direito... é como ele pode me ajudar... pois o tempo de carga não diminuiu....
Li tambem a seguinte explicação:
Isso significa que o buffer de QVD será invalidado por qualquer alteração no comando load ou select seguinte.
Se eu tiver mais de um select não posso usar, pois vai invalidar?
Bom dia Roosevelt,
O seu QVW vai ficar agendado para ser executado a cada 15 minutos, mas nos LOADs que você não quer que atualize com tanta frequência, usará o Buffer, mas só nos LOADs que a frequência é diferente de 15 minutos.
Ex:
// recarrega sempre
LOAD * FROM Vendas;
// recarrega de hora em hora
Buffer (Stale After 1 hour)
LOAD * from Entregas;
// recarrega uma vez por dia
Buffer (Stale After 1 day)
LOAD * FROM Produtos;
Isso no mesmo script.
A explicação sobre invalidação eu desconheço, teria que ver o contexto que se refere.
Dependendo do volume de dados, talvez seja mais interessante fragmentar a extração.
Abraço.
top de mais isso, no meu caso eu uso SELECTS, posso usar esses tempos tb?
Sim, pode usar a vontade.
Abraço.
outra coisa... se eu só colocar Buffer, nessa de 15 minutos... vai melhorar o desempenho?
Você pode usar buffer sempre que precisar, que no mesmo script, tenha tempos de carga diferentes.
Porém, o buffer só é valido na execução, logo, colocar buffer de 1 hora em scripts que são executados uma vez por dia, não faz sentido, concorda? Rsrsrs...
O mesmo acontece em script que são executado com menos de 1 hora, o desempenho será melhor nas execuções parciais, quando o buffer atingir a hora limite, o script será mais lento, pois terá mais "trabalhos" para executar.
Por isso que dependendo do volume de dados, a recomendação é criar camadas, ou seja, ter um arquivo extrator que cria arquivos QVDs com as frequências e volumes de dados necessários e no QVW da aplicação, apenas a leitura desses QVDs.
Cada caso é um caso.
Abraço.
Entendi...
Estou batendo nisso, pq vou me deparar com casos que tenho vários dados de anos anteriores... e não quero que sempre ele le tudo...
Como funcionaria a Recarga Parcial, nestes casos?