Skip to main content
Announcements
Accelerate Your Success: Fuel your data and AI journey with the right services, delivered by our experts. Learn More
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
eduardoo
Contributor
Contributor

Como fazer soma entre duas colunas

Olá sou iniciante no Qliview e to fazendo uma melhoria em uma visão que me foi solicitado e preciso fazer o seguinte:

coluna 1  - coluna 2

 10            -          10

 

5           -    15

é uma soma onde na coluna 2 eu repito a linha 1 da coluna 1, mas na linha 2 da coluna 2 eu vou utilizar da formula 5 +10 (coluna1Linha2 + coluna1Linha1)  e assim sucessivamente para as demais linhas da coluna 2, sempre pegando a proxima linha da coluna 1 e somando com o resultado anterior da coluna 2. ja fizeram isso? conseguem me ajudar?

Em anexo um print da formula exemplo  usada no excel para melhor entendimento.

aguardo. Abraços.

 

4 Replies
willianvbuss
Contributor II
Contributor II

Eduardo, veja se a imagem abaixo com a fórmula responde o que você precisa:

exemplo.JPG

 

Como exemplo coloquei uma sequência de datas, com um valor em cada e ao lado fui acumulando o Valor + soma das duas linhas de cima. Usei basicamente:

sum(Valor)+rangesum(above(sum(Valor),1,NoOfRows()))

eduardoo
Contributor
Contributor
Author

Olá Willian, primeiramente obrigado pela ajuda. 

 

Sobre a formula, tentei aplicar aqui 

Coluna1  fat = sum([Valor Item NF Líquido]) / sum(TOTAL [Valor Item NF Líquido]) 

Coluna2  fatAcumulado= fat + rangesum(above(fat,1,NoOfRows()))

porém quando aplico buga toda a tabela kkk print em anexo do antes e depois da formula. Quando aplico a formula com o rangesum ele altera os valores da coluna1 e assim por diante, e não tenho ideia de porque isso ta acontecendo. Se conseguir entender e me ajudar te devo essa. Obrigadão.

 

eduardoo
Contributor
Contributor
Author

A formula deu certo, está fazendo exatamente o que eu queria. Porém a expressão com essa formula está alterando a minha ordenação, mesmo ela não estando no meu sort como parâmetro de ordenação a tabela está levando em consideração a expressão. Sabe dizer se o rangesum(above()) tem algum criterio que faz com que ele se torne o parâmetro de odenação da tabela?

willianvbuss
Contributor II
Contributor II

Olha, aqui deu certo e ficou bem na ordem de data certinho...

 

Usei a expressão:

sum(Valor/sum(TOTAL Valor))+rangesum(above(sum(Valor/sum(TOTAL Valor)),1,NoOfRows()))

 

exemplo above.JPG