Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Estou tentando ordenar os valores do eixo do meu gráfico porem não estou conseguindo ordenar da maneira correta.
Estou concatenando o ano com o mês, por exemplo 2008/JAN,
Estou utilizando a expressão =[Cód Ano]&'/'&[Desc Mês] porem o máximo que consigo e ordenar o ano mas os meses ficam todos desorganizados.
Como posso resolver esse problema?
Em anexo tem um exemplo
Olá Vitor,
Considerando que a origem é um campo do tipo data, use:
Date(CampoData,'yyyy/MMM') as [Mês Ano] ou em uma dimensão calculada, mas lembre que é boa prática fazer isso no script, evitando dimensões calculadas.
Considerando que a origem são dois campos, um como número e outro texto, use:
Date(MakeDate([Cód Ano],Month(Date#([Desc Mês],'MMM')),'yyyy/MMM') as [Mês Ano]
Espero que seja útil, abraço.
*** Sempre marque as respostas corretas e úteis para também ajudar outras pessoas a encontrar respostas. ***
Vá nas propriedades do gráficos, na aba "Classificar", desmarque todas as opções e marque a opção "Expressão" e coloque Ascendente, na formula coloque:
=[Cód Ano]&num([Desc Mês])
Se você tiver um campo de mês Número mude a expressão, ex: [Cód Ano]&[Cód Mes]
Olá Vitor,
Considerando que a origem é um campo do tipo data, use:
Date(CampoData,'yyyy/MMM') as [Mês Ano] ou em uma dimensão calculada, mas lembre que é boa prática fazer isso no script, evitando dimensões calculadas.
Considerando que a origem são dois campos, um como número e outro texto, use:
Date(MakeDate([Cód Ano],Month(Date#([Desc Mês],'MMM')),'yyyy/MMM') as [Mês Ano]
Espero que seja útil, abraço.
*** Sempre marque as respostas corretas e úteis para também ajudar outras pessoas a encontrar respostas. ***
não funcionou
A origem dos dados não são date e o ano (int) e mês (texto) são de tabelas diferentes, um da tabela ano e o outro da tabela mês,
não consegui aplicar a sua solução, tem como você enviar um exemplo?
Att,
Vitor, o ideal é você utilizar a função de datas para formatar o seu campo no script. O campo de ano já esta como inteiro, então esta correto, o que você precisa tratar é o campo de mês.
Se o seu campo estiver como texto com três caracteres (jan,fev,mar), você pode tentar assim: Month(Date#(CAMPO_MES, 'MMM')).
Para criar o campo que deseja, use o Makedate(). por exemplo:
Date(MakeDate(CAMPO_ANO, Month(Date#(CAMPO_MES, 'MMM')), 1), 'MMM/YYYY') as NOVOCAMPO
Vitor,
Se você não conseguiu aplicar a minha solução, como conseguiu aplicar a do Yuri?
Valeu, abraço.