Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Olá,
Boa tarde!
Estou tentando montar uma tabela, com a dimensão MêsAno, em que ela apresenta uma quantidade de clientes, mês a mês dos 6 meses anteriores a uma seleção no campo mês. Por exemplo, se eu seleciono Jan/15 ele vai apresentar os 6 meses anteriores na dimensão e o total para estes meses.
Eu preciso criar uma nova coluna que me apresente, de acordo com o mês da dimensão o total de clientes dos seis meses anteriores àquele mês da linha. É possivel?
Seria tipo assim:
Selecionando Jan/15
Período | Contagem Mês | Contagem Anterior |
Dez/14 | 200 | 970 (soma de Jun a Nov/14)
Nov/14 | 300 | 900 (soma de Mai a Out/14)
Out/14 | 400 | 1800 (soma de Abr a Set/14)
Set/14 | 500 | 1400 (soma de Mar a Ago/14)
Ago/14 | 600 | 1000 (soma de Fev a Jul/14)
Jul/14 | 700 | 1200 (soma de Jan a Jun/14)
Olá Marcelo,
Você terá que usar um conceito denominado AsOfDate e com a ajuda do nosso amigo Set Analysis.
Veja o QVW de exemplo.
Don't worry, be Qlik.
Tonial.
Marcelo, sim é possível.
Você vai ter que trabalhar com um calendário de "De/para" para conseguir ter esse resultado. O que seria esse calendário? Para a sua regra:
LOAD * INLINE [
MES, MESVALOR
Dez/2014, Jun/2014
Dez/2014, Jul/2014
Dez/2014, Ago/2014
Dez/2014, Set/2014
Dez/2014, Nov/2014
Nov/2014, Mai/2014
Nov/2014, Jun/2014
.....
];
Com esse calendário criado, você liga a coluna MESVALOR com a sua tabela fato (que possui as informações da sua contagem) e disponibiliza a coluna MES para o filtro do usuário. Assim, se o usuário selecionar dez/2014, ele estará buscando os valores de Jun a Nov/2014 na sua tabela fato.
Mas porque não fazer com set analysis? Você esta utilizando a coluna de Mês na dimensão e querendo pegar um intervalo de meses para aquele determinado mês. Com o set analysis, ele exibiria os valores de cada mês e não consolidaria no mês que deseja.
Olá Marcelo,
Você terá que usar um conceito denominado AsOfDate e com a ajuda do nosso amigo Set Analysis.
Veja o QVW de exemplo.
Don't worry, be Qlik.
Tonial.
Obrigado Yuri e Fernando.
Vou testar agora no final de semana as opções que me deram, e retorno o resultado.
Bom final de semana!
Obrigado Fernando,
funcionou perfeitamente.