Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Dúvida cálculo tabela dinâmica

Boa noite amigos,

Preciso fazer algo que parece ser simples porém foge do meu conhecimento.

Tenho uma tabela dinâmica, uma DRE com um valuelist e a dimensão Ano, que contém os valores 2015 e 2016. Gostaria de fazer um calculo com os valores desses dois anos e colocar em uma outra coluna.

Ex:                                                  Ano

DRE                              2016                  2015                        VARIAÇÃO

Receita                        1000,00              750,00.                      250,00

..     

Obs:

A dimensão DRE é um Valuelist,

A dimensão Ano está colocada como coluna.

A coluna VARIAÇÃO é a que preciso.

Tenho como acrescentar esta coluna ?

Grato,

Labels (2)
17 Replies
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Boa noite Pablius,

Se eu entendi bem, você quer o ano 2016 subtraído do ano 2015, certo [Diferença]?

Nunca mexi com ValueList e não estou com máquina registrada para abir exemplos e lhe ajudar melhor,

mas você tentou o seguinte: ?

SUM( {<Ano={'2016'}>} DRE) - SUM( {<Ano={'2015'}>} DRE)



Att,

Tiago Cardoso

Anonymous
Not applicable
Author

‌bom dia Tiago,

o problema que o ano é uma dimensão e cada medida que eu adicionar ela se repetirá para cada ano da dimensão. O que eu preciso é de uma única coluna com o  resultado do cálculo.

obrigado pelo retorno.

Anonymous
Not applicable
Author

Para melhorar a explicação da dúvida, segue uma tela de como é a aplicação. Gostaria de criar uma 3 coluna onde pudesse somar os valores contidos nas colunas 2016 e 2015. Importante destacar que ano é Dimensão e não expressão.

TABELA DINAMICA QLIK SENSE.PNG

Anonymous
Not applicable
Author

Dessa forma como esta, usando o ano como dimensão não tem como, não vejo necessidade de usar como dimensão. Eu no seu caso tiraria o ano da dimensão e criaria uma expressão pra cada ano e a última expressão de variação.

expressão1 = sum( {<Ano = {$(=year(today()))}>}  valor )

expressão2 = sum( {<Ano = {$(=year(today())-1)}>}  valor )

variação = expressão1 - expressão2

Anonymous
Not applicable
Author

Boa tarde Rodrigo,

Na verdade eu coloquei um exemplo simples para simplificar o entendimento. Mas minha base contém informações desde 1997, portanto, 19 anos. Eu precisaria criar 19 expressões. Fora a questão da seleção, onde o usuário pode selecionar anos específicos para o cálculo desta coluna.

Obrigado pelo retorno.

Anonymous
Not applicable
Author

Entendi. É nesse caso tem a necessidade de usar o Ano como dimensão mesmo rsrs... Tente incluir o total da dimensão e colocar a expressão da variação nele, veja se da certo.

Anonymous
Not applicable
Author

O problema de incluir simplesmente uma expressão neste caso é que ela retornará para cada ano não atingindo o meu objetivo que seria 1 resultado somente.

Já vi aqui no fórum algo parecido com os colegas utilizando a função rangesum(). Tentei utilizar no meu exemplo mas não funcionou.

Abs.

Anonymous
Not applicable
Author

Eu to falando de incluir o TOTAL, aquela opção "total da dimensão", por padrão esse total viria sum() uma soma de todos os anos, mas da pra vc mudar isso, e usar o calculo da variação.

Anonymous
Not applicable
Author

Opa,

Cara o TOTAL fará somente o cálculo desconsiderar a minha dimensão do valuelist.

Abs.