Boa noite amigos,
Preciso fazer algo que parece ser simples porém foge do meu conhecimento.
Tenho uma tabela dinâmica, uma DRE com um valuelist e a dimensão Ano, que contém os valores 2015 e 2016. Gostaria de fazer um calculo com os valores desses dois anos e colocar em uma outra coluna.
Ex: Ano
DRE 2016 2015 VARIAÇÃO
Receita 1000,00 750,00. 250,00
..
Obs:
A dimensão DRE é um Valuelist,
A dimensão Ano está colocada como coluna.
A coluna VARIAÇÃO é a que preciso.
Tenho como acrescentar esta coluna ?
Grato,
Boa noite Pablius,
Se eu entendi bem, você quer o ano 2016 subtraído do ano 2015, certo [Diferença]?
Nunca mexi com ValueList e não estou com máquina registrada para abir exemplos e lhe ajudar melhor,
mas você tentou o seguinte: ?
SUM( {<Ano={'2016'}>} DRE) - SUM( {<Ano={'2015'}>} DRE)
Att,
Tiago Cardoso
bom dia Tiago,
o problema que o ano é uma dimensão e cada medida que eu adicionar ela se repetirá para cada ano da dimensão. O que eu preciso é de uma única coluna com o resultado do cálculo.
obrigado pelo retorno.
Para melhorar a explicação da dúvida, segue uma tela de como é a aplicação. Gostaria de criar uma 3 coluna onde pudesse somar os valores contidos nas colunas 2016 e 2015. Importante destacar que ano é Dimensão e não expressão.
Dessa forma como esta, usando o ano como dimensão não tem como, não vejo necessidade de usar como dimensão. Eu no seu caso tiraria o ano da dimensão e criaria uma expressão pra cada ano e a última expressão de variação.
expressão1 = sum( {<Ano = {$(=year(today()))}>} valor )
expressão2 = sum( {<Ano = {$(=year(today())-1)}>} valor )
variação = expressão1 - expressão2
Boa tarde Rodrigo,
Na verdade eu coloquei um exemplo simples para simplificar o entendimento. Mas minha base contém informações desde 1997, portanto, 19 anos. Eu precisaria criar 19 expressões. Fora a questão da seleção, onde o usuário pode selecionar anos específicos para o cálculo desta coluna.
Obrigado pelo retorno.
Entendi. É nesse caso tem a necessidade de usar o Ano como dimensão mesmo rsrs... Tente incluir o total da dimensão e colocar a expressão da variação nele, veja se da certo.
O problema de incluir simplesmente uma expressão neste caso é que ela retornará para cada ano não atingindo o meu objetivo que seria 1 resultado somente.
Já vi aqui no fórum algo parecido com os colegas utilizando a função rangesum(). Tentei utilizar no meu exemplo mas não funcionou.
Abs.
Eu to falando de incluir o TOTAL, aquela opção "total da dimensão", por padrão esse total viria sum() uma soma de todos os anos, mas da pra vc mudar isso, e usar o calculo da variação.
Opa,
Cara o TOTAL fará somente o cálculo desconsiderar a minha dimensão do valuelist.
Abs.