Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Dúvidas sobre função básica - iniciante

Eu tenho algumas dúvidas em relação ao texto do Qlik View. Gostaria de saber se é possível.

01 - Ao inserir um objeto de texto por ex: Qlik View, qual função eu uso para tirar o espaço por ex : QlikView

02 - Qual função eu uso para que um texto fique apenas com as primeiras letra em maiúsculo por ex: Qlik View

03 Como eu deixo apenas os 10 primeiros Caracteres da frase  Ex : (Qlik é legal)  ik é legal

04  Como eu deixo apenas os 10 últimos  Caracteres da frase Ex: (Qlik é legal)  Qlik é leg 


05 - Substituir letras em uma frase, o i por y na frase:  Olá amigos por Olá Amygos .


06 Como pegar por ex : Juliano Alves Mourinho, pegar apenas o primeiro e o ultimo nome :   Juliano Mourinho


Algumas eu eu achei como:

Se eu quiser deixar me texto todo maiúsculo eu uso o =upper  e se eu quiser contar os caracteres de uma frase eu uso o =len.

1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Thiago,

Vamos lá:

01 - Ao inserir um objeto de texto por ex: Qlik View, qual função eu uso para tirar o espaço por ex : QlikView

R: Pode usar o Trim(texto) por exemplo. Ou ainda PurgeChar(texto,chr(32)).

02 - Qual função eu uso para que um texto fique apenas com as primeiras letra em maiúsculo por ex: Qlik View

R: Capitalize(texto). Isso deixará a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Se quiser apenas a primeira de uma sequência de string pode usar Capitalize(Left(text,1))

03 Como eu deixo apenas os 10 primeiros Caracteres da frase  Ex : (Qlik é legal)  ik é legal

R: Left(texto,10) deixa os 10 primeiros. No teu exemplo acho que você quis dizer os 10 últimos, daí use Right(texto,10)

04  Como eu deixo apenas os 10 últimos  Caracteres da frase Ex: (Qlik é legal)  Qlik é leg

R: O oposto da questão 3.


05 - Substituir letras em uma frase, o i por y na frase:  Olá amigos por Olá Amygos .

R: Replace(texto,'i','y')


06 Como pegar por ex : Juliano Alves Mourinho, pegar apenas o primeiro e o ultimo nome :   Juliano Mourinho

R: Primeiro Nome = SubField(texto,chr(32),1)

Último Nome = SubField(texto,chr(32),-1)

Abs e Sucesso!!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago

View solution in original post

4 Replies
Thiago_Justen_

Thiago,

Vamos lá:

01 - Ao inserir um objeto de texto por ex: Qlik View, qual função eu uso para tirar o espaço por ex : QlikView

R: Pode usar o Trim(texto) por exemplo. Ou ainda PurgeChar(texto,chr(32)).

02 - Qual função eu uso para que um texto fique apenas com as primeiras letra em maiúsculo por ex: Qlik View

R: Capitalize(texto). Isso deixará a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Se quiser apenas a primeira de uma sequência de string pode usar Capitalize(Left(text,1))

03 Como eu deixo apenas os 10 primeiros Caracteres da frase  Ex : (Qlik é legal)  ik é legal

R: Left(texto,10) deixa os 10 primeiros. No teu exemplo acho que você quis dizer os 10 últimos, daí use Right(texto,10)

04  Como eu deixo apenas os 10 últimos  Caracteres da frase Ex: (Qlik é legal)  Qlik é leg

R: O oposto da questão 3.


05 - Substituir letras em uma frase, o i por y na frase:  Olá amigos por Olá Amygos .

R: Replace(texto,'i','y')


06 Como pegar por ex : Juliano Alves Mourinho, pegar apenas o primeiro e o ultimo nome :   Juliano Mourinho

R: Primeiro Nome = SubField(texto,chr(32),1)

Último Nome = SubField(texto,chr(32),-1)

Abs e Sucesso!!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

PS.: Sugiro fortemente a leitura das funções de script e de gráfico no Qlik Help‌.

Outra indicação que me ajudou muito no começo foram os cursos gratuitos e pagos sobre QlikView na internet.

Cursos QlikView e Qlik Sense (Udemy)

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado Mesmo Thiago Justen !

Só uma dúvida :

06 Como pegar por ex : Juliano Alves Mourinho, pegar apenas o primeiro e o ultimo nome :   Juliano Mourinho

R: Primeiro Nome = SubField(texto,chr(32),1)

Último Nome = SubField(texto,chr(32),-1) 


é possível juntar as duas funções e pegar o primeiro nome e o ultimo ?

Thiago_Justen_

Sim Thiago. Faça assim:

SubField(texto,chr(32),1) & chr(32) & SubField(texto,chr(32),-1) 


Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago