Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia a todos.
Tentei buscar algo relacionado, mas nao consegui achar. Sou novo na comunidade, por isso peço desculpas por eventual engano.
Tenho uma estrutura de dados na seguinte forma:
GUIA ; DATA ; VALOR
1 ; 01/01/2016 ; 100
2; 01/01/2016 ; 200
3 ; 01/02/2016 ; 100
4 ; 01/02/2017 ; 50
5 ; 01/01/2017 ; 50
Isto posto eu preciso exibir, com anos na linha e mês na coluna, a somatória do valor e a diferença (evolução) entre o mês e entre os anos.
Precisaria ficar assim (baseado no exemplo de dados acima):
Por uma tabela dinâmica, eu consigo colocar na linha o YEAR(Data), na coluna o MONTH(Data) e na medida o SUM(VALOR).
Minha dificuldade está em colocar uma terceira linha, um "total". Como montar essa dimensão e calcular a diferença (no caso, a diferença relativa em percentual) nesta linha? Se possivel, também adicionar uma coluna TOTAL, mas esta eu posto fazer adicionando um KPI que já me resolveria.
Muito obrigado a todos.
André.
André,
Na tabela dinâmica você não conseguirá incluir estas diferenças como linha.
A tabela do exemplo abaixo pode te ajudar?
André
Na aba "Apresentação", marque a opção de "exibir totais parciais" na segunda dimensão e já deve resolver.
Márcio,
Obrigado pelo retorno.
Poderia explicar melhor? (importante: estou usando o QlikSense, nao o View).
1) Tem apenas uma dimensão: YEAR(data). Quando você se refere a "na segunda dimensao", qual seria essa dimensão?
2) Na aba "Apresentação" da tabela dinamica, existe apenas as opções "totalmente expandido" e "Identar linhas".
Grato pela resposta e ajuda!
Abraços,
André.
André,
Pelo que eu entendi você montou uma tabela dinâmica e considerou:
Linha: YEAR(Data)
Coluna: MONTH(Data)
Medida: SUM(VALOR)
Os totais podem aparecer tanto para o Ano (Year) quanto para o Mês (Month), basta ajustar na dimensão desejada, existe um botão "Mostrar totais", estes devem estar desativados para você, basta ativá-los, veja abaixo:
Abraços,
Diego.
Diego, bom dia
Muito obrigado pela resposta.
Quanto à formação da tabela (linhas e colunas) é isso mesmo que você descreveu.
Porém, o que eu preciso não é o "total" (soma). Eu preciso da diferença e evolução.
Isso é, usando os dados do exemplo, de janeiro/2016 para janeiro/2017 houve uma evolução de -83% ou -250. Já de fev/16 para fev/2017 houve uma evolução de -50%, ou -50.
Isso é, eu comparo a evolução de uma despesa em meses iguais de anos consecutivos.
Abraços,
André.
André,
Na tabela dinâmica você não conseguirá incluir estas diferenças como linha.
A tabela do exemplo abaixo pode te ajudar?
Diego,
Obrigado pelo retorno.
Sim, foi isso que eu fiz também. Coloquei como medidas e fiz as expressões.
Muito obrigado!
Abraços,
André.