Skip to main content
Announcements
The way to achieve your own success is the willingness to help somebody else. Go for it!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III

Duvida com datas

Oi pessoal, estou precisando de ajuda com campos de datas....

Eu preciso conectar 4 arquivos, de 4 setores diferentes de alimentos, mas eles tem formatos de data diferentes :

3 estao como : 2017-08-02 00 :00 :00  (AAAA-MM-DD 00:00:00)

1 esta como : 2018-01-09 (AAAA-MM-DD)

Preciso comparar periodos de tempos, entao para eu conseguir usar datas para os 4 arquivos, eu preciso formatar o campo, mas ecomo eu faria isso…..e como eu nomearia esse campos? Apos a formatacao, no alias eu dou o mesmo nome ao campo para q eles se ‘comuniquem’?

Estou fazendo assim :

date((date#(DataPedido,'YYYYMMDD')),'YYYY-MM-DD') as DataPedido,

date(MonthStart((date#( DataPedido,'YYYYMMDD'))),'MMM/YYYY') as MesPedido,

Obrigada pela atencao e ajuda de sempre,

Paula

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Paula,

Pode fazer assim:

Date(Date#(DataPedido)) as DataPedido,

Date(Date#(DataPedido),'MMM/YYYY') as MesPedido,

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675

View solution in original post

8 Replies
Thiago_Justen_

Paula,

Pode fazer assim:

Date(Date#(DataPedido)) as DataPedido,

Date(Date#(DataPedido),'MMM/YYYY') as MesPedido,

Farol BI
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Oi Thiago,

Obrigada por responder.

E eu devo nomear igual os 4 campos de arquivos diferentes?

Pq em dois arquivos eu tenho campo de "DataPedido" e "DataFatura", em um terceiro arquivo eu tenho so "DataPedido" e em um quarto arquivo eu so tenho "DataFatura"....e eu preciso de um campo data para trabalhar nos meus graficos.

Pensei em usar "DataPedido"  nos 3 primeiros e "DataFatura" no quarto arquivo.

Vc faria diferente?

Obrigada,

Paula

Thiago_Justen_

Bem, com relação ao tratamento dos campos de data você pode usar a ideia acima. Mas se a sua dúvida estiver relacionada à modelagem, ou seja, de que forma você relacionaria as tabelas, seria legal responder às seguintes perguntas:

1. De que maneira as tabelas se relacionam (cardinalidade)?
  2. Quais campos se relacionam entre as tabelas?
  3. A estrutura das tabelas que possuem data pedido, por exemplo, justificam o uso de joins ou concatenate?

Em resumo, se você já tiver seu modelo construído e puder posta-lo, serei mais assertivo na sugestão. Do contrário, dê-me mais detalhes pra te ajudar melhor.

Abs e Sucesso!!

Farol BI
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Fiz um concatenate entre os 4 arquivos e eles estao relacionados pelo "numero do cliente", q inclusive sao diferentes nos 4 arquivos.

A "usuaria" que identificou a correspondencia entre eles e eu gerei um novo campo com um numero em comum para conecta-los.(so estou usando um numero reduzido de clientes para q ela veja o uso da ferramenta).

Mas como o nome dos campos de data estao diferentes entre os arquivos eu queria saber se os nomeio igual apos o tratamento dos dados.

Eu nunca criei calendario, sou nova na ferramenta, entao nao sei se seria preciso criar um ou so tratar os dados com formatos e nomes diferentes e renomeas-los. Se posso usar um campo de data de cada arquivo e transforma-los em Ano, Mes....

Nao sei se vc compreendeu....rs

Paula

Thiago_Justen_

Entendi...

Para ser mais direto e assertivo: Consegue postar seu script? Assim a gente verifica as oportunidades de melhoria de acordo com sua necessidade. O que você acha?

Farol BI
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Consegui resolver, Thiago.

Nomeei os campos de data com o mesmo nome e criei um calendario.

Tive q fazer outra coisa e fiz isso no fim de semana....

Obrigada,

Paula

nicolett_yuri

Muito bom Paula, não esqueça de marcar as respostas que te ajudaram a resolver o problema. Facilita a pesquisa para outras pessoas que estão passando pela mesma dificuldade.

paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Pode deixar. Obrigada.

Paula