Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III

Duvida com datas

Oi pessoal, estou precisando de ajuda com campos de datas....

Eu preciso conectar 4 arquivos, de 4 setores diferentes de alimentos, mas eles tem formatos de data diferentes :

3 estao como : 2017-08-02 00 :00 :00  (AAAA-MM-DD 00:00:00)

1 esta como : 2018-01-09 (AAAA-MM-DD)

Preciso comparar periodos de tempos, entao para eu conseguir usar datas para os 4 arquivos, eu preciso formatar o campo, mas ecomo eu faria isso…..e como eu nomearia esse campos? Apos a formatacao, no alias eu dou o mesmo nome ao campo para q eles se ‘comuniquem’?

Estou fazendo assim :

date((date#(DataPedido,'YYYYMMDD')),'YYYY-MM-DD') as DataPedido,

date(MonthStart((date#( DataPedido,'YYYYMMDD'))),'MMM/YYYY') as MesPedido,


Obrigada pela atencao e ajuda de sempre,


Paula

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Paula,

Pode fazer assim:

Date(Date#(DataPedido)) as DataPedido,

Date(Date#(DataPedido),'MMM/YYYY') as MesPedido,

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago

View solution in original post

8 Replies
Thiago_Justen_

Paula,

Pode fazer assim:

Date(Date#(DataPedido)) as DataPedido,

Date(Date#(DataPedido),'MMM/YYYY') as MesPedido,

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Oi Thiago,

Obrigada por responder.

E eu devo nomear igual os 4 campos de arquivos diferentes?

Pq em dois arquivos eu tenho campo de "DataPedido" e "DataFatura", em um terceiro arquivo eu tenho so "DataPedido" e em um quarto arquivo eu so tenho "DataFatura"....e eu preciso de um campo data para trabalhar nos meus graficos.

Pensei em usar "DataPedido"  nos 3 primeiros e "DataFatura" no quarto arquivo.

Vc faria diferente?

Obrigada,

Paula

Thiago_Justen_

Bem, com relação ao tratamento dos campos de data você pode usar a ideia acima. Mas se a sua dúvida estiver relacionada à modelagem, ou seja, de que forma você relacionaria as tabelas, seria legal responder às seguintes perguntas:

  1. De que maneira as tabelas se relacionam (cardinalidade)?
  2. Quais campos se relacionam entre as tabelas?
  3. A estrutura das tabelas que possuem data pedido, por exemplo, justificam o uso de joins ou concatenate?

Em resumo, se você já tiver seu modelo construído e puder posta-lo, serei mais assertivo na sugestão. Do contrário, dê-me mais detalhes pra te ajudar melhor.

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Fiz um concatenate entre os 4 arquivos e eles estao relacionados pelo "numero do cliente", q inclusive sao diferentes nos 4 arquivos.

A "usuaria" que identificou a correspondencia entre eles e eu gerei um novo campo com um numero em comum para conecta-los.(so estou usando um numero reduzido de clientes para q ela veja o uso da ferramenta).

Mas como o nome dos campos de data estao diferentes entre os arquivos eu queria saber se os nomeio igual apos o tratamento dos dados.

Eu nunca criei calendario, sou nova na ferramenta, entao nao sei se seria preciso criar um ou so tratar os dados com formatos e nomes diferentes e renomeas-los. Se posso usar um campo de data de cada arquivo e transforma-los em Ano, Mes....

Nao sei se vc compreendeu....rs

Paula

Thiago_Justen_

Entendi...

Para ser mais direto e assertivo: Consegue postar seu script? Assim a gente verifica as oportunidades de melhoria de acordo com sua necessidade. O que você acha?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Consegui resolver, Thiago.

Nomeei os campos de data com o mesmo nome e criei um calendario.

Tive q fazer outra coisa e fiz isso no fim de semana....

Obrigada,

Paula

nicolett_yuri

Muito bom Paula, não esqueça de marcar as respostas que te ajudaram a resolver o problema. Facilita a pesquisa para outras pessoas que estão passando pela mesma dificuldade.

paula_queiroz
Contributor III
Contributor III
Author

Pode deixar. Obrigada.

Paula