Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
diegosaraujo
Contributor
Contributor

Gráfico Combinado - Vendas x Metas

Boa tarde,   Estou iniciando no Qlik Sense e criei um aplicativo com duas pastas.  A primeira pastas tenho alguns filtro , KPI e gráficos que funcionam certinho.

Na segunda pasta inseri um gráfico combinado para mostrar as Vendas e as Metas.

O problema é que as Vendas estão sendo mostradas conforme os filtros da primeira pasta. Gostaria que ele mostrasse os valores de cada mês que contem no gráfico igual as metas.

Em Vendas estou usando a expressão: Sum(Preco_Final_Saida)-sum({<[Tipo_Operacao_Movimento]={"DEV"}>}Preco_Final_Entrada)

e na Metas: Sum([Meta_Funcionario.Meta])

Qual a expressão correta para Vendas mostrar os valores do total vendido de cada mês  ?

grafcomb.jpg

1 Solution

Accepted Solutions
viniciusmariano
Contributor II
Contributor II

Olá Diego,

Existem duas formas de trabalhar com múltiplos fatos: uma é usando uma link table e outra é utilizando um fato único (concatenado).

Eu prefiro a segunda opção, do fato único. Neste caso você pode concatenar as tabelas de metas e de vendas. Mas antes de concatenar, deve alterar os nomes dos campos em comum entre as duas tabelas para que a dimensão fique em comum entre as duas.

Pseudo-código:

1 - Alterar o campo Meta_Venda.Data_Alteracao para "Data";

2 - Alterar o campo Data_Venda também para "Data";

3 - Concatene as duas tabelas:

Concatenate (View_Movimento_Vendas_Relatório)

Load *

Resident Meta_Venda;


Drop Table Meta_Venda;


4 - Assim todos os campos das duas tabelas estarão em uma tabela só, e o campo Data, será compartilhado entre as duas.

Segue material explicando as duas formas de resolver isso.

O próximo passo, seria criar uma tabela dimensão de tempo, mas isso é outra história.

Atenciosamente.

View solution in original post

3 Replies
viniciusmariano
Contributor II
Contributor II

Olá Diego,

Pelo jeito a dimensão mês utilizada nesse gráfico está relacionado somente à sua tabela das metas. Fazendo com que o valor das vendas não relacione, mostrando o mesmo valor para todos os meses.

Aparentemente este valor de 10.06M é da venda total e ele está "duplicando" para todos os meses, por não possuir relação direta.

Pode mostrar como está seu modelo de dados? Assim podemos ver se há algum relacionamento ou tabela calendário faltando.

Dica: Entre vendas e metas não utilize dois eixos, pois assim estará comparando escalas diferentes. A venda está no eixo da direita e a meta no eixo da esquerda, causando a sensação de que os valores são parecidos.

Atenciosamente.

diegosaraujo
Contributor
Contributor
Author

Oi Vinicius,

Realmente, tenho tentado fazer ele relacionar as datas. Mas não sei como fazer isso.

modelo dados.jpg

Como Dimensão estou usando o mês e Ano do campo "Meta_Venda.Data_Alteracao" da tabela Meta.Venda, nessa tabela existe dois campos com data que poderia ser usado também, sendo Periodo_Inicio (primeiro dia do mês da meta) e Periodo_Fim (último dia do mês da Meta).

Os valores das vendas efetivadas vem da Tabela View_Movimento_Vendas_Relatório, nela existe dois campos com datas que eu poderia usar, sendo eles Data_Venda e Data_efetivado_financeiro.

Alguma ideia de como eu posso fazer ?

viniciusmariano
Contributor II
Contributor II

Olá Diego,

Existem duas formas de trabalhar com múltiplos fatos: uma é usando uma link table e outra é utilizando um fato único (concatenado).

Eu prefiro a segunda opção, do fato único. Neste caso você pode concatenar as tabelas de metas e de vendas. Mas antes de concatenar, deve alterar os nomes dos campos em comum entre as duas tabelas para que a dimensão fique em comum entre as duas.

Pseudo-código:

1 - Alterar o campo Meta_Venda.Data_Alteracao para "Data";

2 - Alterar o campo Data_Venda também para "Data";

3 - Concatene as duas tabelas:

Concatenate (View_Movimento_Vendas_Relatório)

Load *

Resident Meta_Venda;


Drop Table Meta_Venda;


4 - Assim todos os campos das duas tabelas estarão em uma tabela só, e o campo Data, será compartilhado entre as duas.

Segue material explicando as duas formas de resolver isso.

O próximo passo, seria criar uma tabela dimensão de tempo, mas isso é outra história.

Atenciosamente.