Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia pessoal,
Tenho uma tabela de notas fiscais, da qual eu tiro como base a data de emissão da nota ("dt-emis-nota") para gerar o calendário, e agora tenho também uma planilha em Excel na qual tenho o código do produto (que é a chave para ligar na nota), o custo do produto, e a data daquele custo, aí que vem o problema, o custo deve ser mensal ou trimestral, porém o Excel reconhece a data somente como 01/01/2020, ou 01/02/2020 etc, só reconhece com dia 01 de cada mês, com isso só pega o custo das notas que foram lançadas no dia 01 de cada mês, preciso que todas as notas que foram lançadas em janeiro peguem o custo de janeiro, notas lançadas em fevereiro peguem custo de fevereiro e assim por diante, queria saber como posso fazer isso usando o mesmo calendário com base na emissão da nota.
Obrigado.
Tenta assim:
NOTA:
LOAD
it-codigo & '|' & DATE(dt-emis-nota,'MM/YYYY') AS %Chave%,
it-codigo,
dt-emis-nota,
[restante dos campos]
FROM [sua fonte de dados]
CALENDARIO:
LOAD
dt-emis-nota,
[restante dos campos]
FROM [...]
NOCONCATENATE
CUSTO:
LOAD
DATE(dt-emis-nota,'MM/YYYY') AS MêsAno_Custo,
[CUSTO TOTAL]
FROM [...]
Dessa forma acredito que já vai dar uma resolvida no seu caso.
É certo que tem como melhorar o script que eu fiz, mas verifica se o código acima lhe atende por ora.
Já que o custo é referente ao mês, use a função no seu script
DATE(dt-emis-nota,'MM/YYYY') AS MesAno_Custo
Dessa forma, o campo que antes era 01/01/2020 faz ficar como 01/2020, considerando todas as notas do mês janeiro de 2020.
Então Tiago, entendi a tua ideia, faz sentido, mas daí como vou ligar o custo com a data do filtro/calendário? Pra quando eu selecionar um mês, filtrar todas as notas do mês, e juntamente filtrar o custo daquele mês pra somar.
Certamente pela data você não fazer, já que a data do custo não é correta e serve apenas para o mês.
O que é o it codigo?
Resolver essa chave sintética e deixar a tabela de custos com o campo it codigo para ser a chave de ligação.
it-codigo é o código do item, que liga a tabela de custos com a tabela de notas
Fiz da forma que vc falou e ficou assim
Tenta assim:
NOTA:
LOAD
it-codigo,
dt-emis-nota,
[restante dos campos]
FROM [sua fonte de dados]
CALENDARIO:
LOAD
dt-emis-nota,
[restante dos campos]
FROM [...]
NOCONCATENATE
CUSTO:
LOAD
DATE(dt-emis-nota,'MM/YYYY') AS MêsAno_Custo,
[CUSTO TOTAL]
FROM [...]
Dessa forma acredito que já vai dar uma resolvida no seu caso.
É certo que tem como melhorar o script que eu fiz, mas verifica se o código acima lhe atende por ora.
Boa! Tive que fazer alguns ajustes mas era isso mesmo, já tava há tanto tempo tentando resolver isso que minha cabeça tava limitada a pensar em apenas uma solução kkkkk Valeu Tiago!
Valeu. Às ordens!