Caros, boa tarde
Qual tipo de conexão ao banco de dados vocês utilizam/recomendam no Sense para o Oracle? ODBC, OLE, ... ?
Atenciosamente,
Joel Nunes
Joel,
No Sense há o conector específico do Oracle, mas você pode também fazer uma conexão ODBC.
Eu, particularmente, uso ODBC.
Veja como fazer: Re: Erro na conexão com Oracle
Pois é Thiago, eu usei o ODBC, pois esse conector do Oracle não funciona nem o OLE DB, queria saber se é correto ou boa pratica usar o ODBC? Um cara em outro site me disse isso quando usei o ODBC, procede?
"Joel, uma outra informação que julgo válida é que o driver ODBC é um driver genérico de conexão com diversos bancos de dados. Por ser genérico, a performance dele costuma ser inferior a drivers nativos de conexão.
Procure sempre usar drivers nativos, pois quando trata-se de um maior volume de dados, pequenos detalhes fazem toda diferença."
Procede sim...
Veja, não sei qual tua volumetria de dados, mas trabalho com algumas tabelas com 2 milhões de registros e ainda não percebi queda significativa de performance.
Joel, não procede.
Se não estiver errado, foi um padrão criado pela Microsoft padrão baseado nas especificações do Open Group nos anos 90 para "agir" como um intermediário entre a aplicação e o banco de dados.
Cada fornecedor de banco de dados cria o seu, dentro do padrão, mas não necessariamente é um "genérico".
A configuração do Oracle exige configurar também o TNS_Names.ora, que se não estiver "apontando" para o servidor dos dados, não vai dar certo.
Tem que ver qual erro dá na sua tentativa usando o ODBC. Usa o da Oralce ou qual?
afurtado, talvez ele quis dizer "genérico" porque o ODBC é capaz de conectar em qualquer base de dados relacionais.
E ratificando o que você disse (em correção ao que eu mencionei), pesquisei sobre o assunto e de fato não há procedência na afirmação acima apontada pelo Joel (cuja fonte é desconhecida).
Joel,
Quando você tiver que escolher entre OLE DB ou ODBC, etc, veja isso:
Entendo Thiago.
Vendo o seu diagrama, me chama a atenção que o OleDB usa ODBC para ler dados SQL data source.
Então poderia imaginar que seria uma camada a mais.....
Joel, não podes rodar com ODBC e com OLEDB para fazer um comparativo? Sendo os dois drivers atualizados e na mesma base (32 ou 64) ?
Ou outra pessoa?
Posso fazer com SQL Server.