Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joelnunesf
Contributor III
Contributor III

Qlik Sense - Conexão com Oracle

Caros, boa tarde

Qual tipo de conexão ao banco de dados vocês utilizam/recomendam no Sense para o Oracle? ODBC, OLE, ... ?

Atenciosamente,

Joel Nunes

6 Replies
Thiago_Justen_

Joel,

No Sense há o conector específico do Oracle, mas você pode também fazer uma conexão ODBC.

Eu, particularmente, uso ODBC.

Veja como fazer: Re: Erro na conexão com Oracle

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
joelnunesf
Contributor III
Contributor III
Author

Pois é Thiago, eu usei o ODBC, pois esse conector do Oracle não funciona nem o OLE DB, queria saber se é correto ou boa pratica usar o ODBC? Um cara em outro site me disse isso quando usei o ODBC, procede?

"Joel, uma outra informação que julgo válida é que o driver ODBC é um driver genérico de conexão com diversos bancos de dados. Por ser genérico, a performance dele costuma ser inferior a drivers nativos de conexão.

Procure sempre usar drivers nativos, pois quando trata-se de um maior volume de dados, pequenos detalhes fazem toda diferença."

Thiago_Justen_

Procede sim...

Veja, não sei qual tua volumetria de dados, mas trabalho com algumas tabelas com 2 milhões de registros e ainda não percebi queda significativa de performance.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Joel, não procede.

Se não estiver errado, foi um padrão criado pela Microsoft  padrão baseado nas especificações do Open Group nos anos 90 para "agir" como um intermediário entre a aplicação e o banco de dados.

Cada fornecedor de banco de dados cria o seu, dentro do padrão, mas não necessariamente é um "genérico".

A configuração do Oracle exige configurar também o TNS_Names.ora, que se não estiver "apontando" para o servidor dos dados, não vai dar certo.

Tem que ver qual erro dá na sua tentativa usando o ODBC.  Usa o da Oralce ou qual?

furtado@farolbi.com.br
Thiago_Justen_

afurtado‌, talvez ele quis dizer "genérico" porque o ODBC é capaz de conectar em qualquer base de dados relacionais.

E ratificando o que você disse (em correção ao que eu mencionei), pesquisei sobre o assunto e de fato não há procedência na afirmação acima apontada pelo Joel (cuja fonte é desconhecida).

Joel,

Quando você tiver que escolher entre OLE DB ou ODBC, etc, veja isso:

Capturar.PNG

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Entendo Thiago.

Vendo o seu diagrama, me chama a atenção que o OleDB usa ODBC para ler dados SQL data source.

Então poderia imaginar que seria uma camada a mais.....

Joel, não podes rodar com ODBC e com OLEDB para fazer um comparativo?  Sendo os dois drivers atualizados e na mesma base (32 ou 64) ?

Ou outra pessoa?

Posso fazer com SQL Server.

furtado@farolbi.com.br