Skip to main content
Announcements
Customer Spotlight: Discover what’s possible with embedded analytics Oct. 16 at 10:00 AM ET: REGISTER NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Oliveira83
Contributor II
Contributor II

Associação QlikView x Joins

Boa tarde, pessoal. 

 

Estou com um problema ao fazer a junção de duas tabelas. Tenho as informações em ambas para que a junção possa ser efetuada. O problema é que nenhum join funciona, mas a associação do qlikview sim. 

 

Minha chave é composta de ANO & '|' & NUMERO & '|' &  NUMERO_LOTACAO. 

Nunca passei por isso, ao colocar um left join (mas pode ser qualquer outro join) simplesmente não entende que os registros nas duas tabelas são os mesmos e as informações que preciso acabam não sendo vinculadas. 

Poderia usar a associação, mas o painel ficará mais pesado, demorará mais a carregar. Apenas os dados da Tabela A que precisam ser mostrados, com a junção da B naqueles registros que existem nas duas tabelas. 

Já usei o text() e o num() tentando forçar uma formatação, mas não funcinou. Alguém já passou por algo semelhante? Se sim, como resolveu? 

 

Exemplo:

TABELA  A

ano = 2024
numero = 1
numero_lotacao = 403512

TABELA B

ano = 2024
numero = 1
numero_lotacao = 403512

Não consigo cruzar essa informação, mesmo ela existindo nas duas tabelas. Mas quando não uso joins, apenas deixando a chave com o mesmo nome nas duas tabelas, os registros se vinculam. Comportamento muito estranho. 

Labels (1)
2 Replies
Gui_Approbato
Partner - Creator III
Partner - Creator III

Opa, tudo bem?
Já tentou TRIM?
Já vi alguns comportamentos estranhos mas normalmente com TRIM ou FLOOR (quando se trata de números com decimais) é possível resolver.
Tente also assim:

Tabela A:
TRIM( TEXT(ANO) & '|' & FLOOR(NUMERO) & '|' &  FLOOR(NUMERO_LOTACAO)) as CHAVE

Tabela B (mesma coisa):
TRIM( TEXT(ANO) & '|' & FLOOR(NUMERO) & '|' &  FLOOR(NUMERO_LOTACAO)) as CHAVE

 

Veja se funciona

 

Oliveira83
Contributor II
Contributor II
Author

Oi, @Gui_Approbato . Obrigada por responder. Realmente, não havia pensado no trim. Infelizmente não funcionou. É muito estranha a situação, pois sem o left join (ou qualquer outro join) funciona, a vinculação das tabelas é feita. Mas ao inserir qualquer join, não vincula, mesmo, aparentemente, a chave ter a mesma informação em ambos as tabelas. 

Esgotei minha criatividade com combinações de text, num, trim e floor (mesmo que os campos não sejam decimais).