Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Resultado proveniente de duas variáveis

Bom Dia,

Estou com um problema e espero que alguém possa me ajudar, parece simples mas estou quebrando a cabeça com isso.

Criei uma tabela que exemplifica o que eu preciso:

Supondo que tenha a seguinte tabela:

NomeIdadeVendaVenda_Desconto
Maria401000
João407872
Pedro28560
Paulo369980
Ana42120100

Preciso que se 'Venda_Desconto'=0, por exemplo, que ele some Venda se não que ele some 'Venda_Desconto'. Algo do tipo:

if(Venda_Desconto<>0,Sum(Venda_Desconto),Sum(Venda)) até ai tudo bem.

Mas eu preciso que se nada estiver filtrado ele mostre o valor da soma de 'Venda_Desconto' (ou seja 252) e se eu filtrar Idade=40, por exemplo, que ele some 'Venda' (para Maria) com 'Venda_Desconto' (para João) e ele não faz essa soma.

Segue em anexo um exemplo.

Espero que alguém possa me ajudar.

Desde já obrigada.

1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia.

De uma olhada na fórmula que utilizei no documento em anexo. Acredito que solucione seu problema.

Att,

Gabriel

View solution in original post

6 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia.

De uma olhada na fórmula que utilizei no documento em anexo. Acredito que solucione seu problema.

Att,

Gabriel

Not applicable
Author

Resolveu sim, muito obrigada!!

Você poderia me explicar o que o getCurrentSelections está fazendo?

Não entendi muito bem como a fórmula que você montou funciona.


Att.,

Anonymous
Not applicable
Author

O getCurrentSelections busca todas as seleções de filtros que estão sendo feitas no documento.

Na fórmula, fiz primeiro um teste nele.

     Se getCurrentSelections for nulo (não existirem filtros selecionados), soma apenas o valor de "Venda_Desconto".

     Se não, faz a soma de Venda_Desconto (quando Venda_Desconto <> 0) ou então Venda.

Att,

Gabriel

Not applicable
Author

Agora encontrei outro problema, pois quando filtrar todos os nomes juntos, por exemplo, teria que somar somente o 'Venda_Desconto' também.

Anonymous
Not applicable
Author

Olá.

Da uma olhada no arquivo que estou enviando agora.

Tive que fazer condições verificando se todos os Nomes ou todas as Idades estão selecionadas.

Att,

Gabriel

Not applicable
Author

Para daria este exemplo sim, mas no projeto que estou trabalhando são muitos campos. Mas pesquisando aqui encontrei um jeito de resolver olhando o problema por um outro lado e considerando uma outra lógica.

Mesmo assim muito obrigada.

Att.,

Juliene